Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 451 de 2008-09-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A aula de jubilação teve lugar no anfiteatro 8.1

Andrzej Litewka jubilado pelo DECA

Um dos docentes mais antigos da UBI apresentou a sua aula de jubilação na passada semana. Andrzej Litewka recebeu distinções de todos os representantes da Universidade pelo seu contributo ao longo de 17 anos na instituição.

> Eduardo Alves

Na sua última aula como docente da instituição, Andrzej Litewka falou de uma das suas paixões, os monumentos portugueses de Mafra e Batalha.
Como não poderia deixar de ser, este docente das disciplinas de Resistência dos Materiais e de Estruturas socorreu-se destas obras arquitectónicas para mostrar que a engenharia e a arquitectura também são arte. Na passada quinta-feira, 11 de Setembro, este docente assinalou o final da sua carreira docente, cujos 17 últimos anos foram dedicados à UBI.
Litewka está na Covilhã há quase duas décadas e é um dos muitos rostos estrangeiros na instituição. João Castro Gomes, presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, lembrou que este professor “constitui um dos alicerces do Departamento”. Com passagem deste docente polaco pela Covilhã “A UBI e o DECA, em particular, ganharam muito, não só em termos científicos e pedagógicos, mas também em termos humanos e de civilidade”.
Castro Gomes considerou também o docente que agora fica aposentado, como “uma mais-valia quer com as suas contribuições intelectuais quer como humanista para a cimentação de uma cultura de exigência, massa crítica e desenvolvimento”.
Luís Carrilho, vice-reitor da UBI, também falou sobre “um dos docentes mais antigos da UBI”. O responsável pela instituição lembrou a forma como Litewka aceitou o convite que lhe fora proposto, em 1991, para mudar o rumo da UBI. Para além “dos seus conhecimentos na área científica onde se integra, rapidamente aprendeu a língua portuguesa e uma forma de comunicar com alunos e colegas, muito própria”.
Andrzej Litewka é professor universitário e especialista em Engenharia Civil, Mecânica Estrutural, Mecânica da Fractura, em Problemas Teóricos e Experimentais de Anisotropia Plástica de Metais, Elasticidade e Plasticidade e Fotoelasticidade. Nasceu em Kielce, na Polónia, em 1938 e licenciou-se na Universidade Técnica de Poznan, em Engenharia Civil. Também nessa instituição apresentou a sua tese de doutoramento, intitulada “Determination of stress rate components in a plastic region by means of photoelastic method”, em 1968. Veio para a UBI em 1991 onde, para além de ser professor a tempo inteiro desempenhou vários cargos ligados à organização e gestão de actividades académicas.


A aula de jubilação teve lugar no anfiteatro 8.1
A aula de jubilação teve lugar no anfiteatro 8.1


Data de publicação: 2008-09-16 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior