Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
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Empreendedorismo a longo prazo

Os sinais de mudança provocados pelas investigações de ponta e projectos de carácter científico, raramente têm repercussões a curto prazo.

> Eduardo Alves

Dizem os especialistas que “os impactos do empreendedorismo nunca são imediatos, tendo repercussões a médio e longo prazo. Nunca devemos, por isso, esperar que as iniciativas que as universidades tomam no sentido de estimular o empreendedorismo, sobretudo, de base tecnológica, um empreendedorismo que tem por detrás a investigação que se faz nas universidades, tenham impacto a curto prazo”, sublinha Mário Raposo.
Este docente da UBI lembra que a passagem do conhecimento das universidades para as empresas “é fundamental”. Daí que estejamos a operar na chamada “economia do conhecimento”. Essa passagem pode ser feita de várias maneiras. Por um lado “pode haver uma passagem do conhecimento através da investigação colaborativa, ou seja, a investigação que se faz entre empresas e universidades, em que estas estudam e investigam diversos factores e prestam às empresas um serviço, colocando-as ao nível dos recentes desenvolvimentos da investigação”.
Outra maneira de transmitir esse conhecimento é, segundo o vice-reitor da UBI, “os próprios investigadores criarem as suas empresas com base nas investigações que fazem e contribuem também, desse modo, para o aparecimento de mais empresas”, reitera.

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Data de publicação: 2008-09-16 00:00:00
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