Covilhã recebe mais 1167 novos alunos
Já são conhecidos os resultados de mais um Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Nesta primeira fase a UBI conseguiu um resultado histórico preenchendo, quase na totalidade, as 1270 vagas que tinham à disposição de novos alunos.
> Eduardo AlvesSão 1167 os novos alunos da Universidade da Beira Interior. Distribuídos por 28 licenciaturas, começam, a partir da próxima semana, as aulas do ano lectivo 2008/2009. Os números agora conseguidos pela UBI são dos mais altos dos últimos anos.
Nesta primeira fase, das 1270 vagas disponibilizadas pela instituição covilhanense, 1167 foram preenchidas, o que representa 91,9 por cento da oferta inicial. Manuel José dos Santos Silva, reitor da UBI, adianta que “este ano, o concurso nacional foi dos melhores em termos de colocação dos últimos anos para o UBI. Isto quer dizer que a universidade se vem afirmando e daí ser procurada”. Uma afirmação que tem por base os resultados desta selecção, onde poucos foram os cursos que deixaram vagas para a segunda fase, conseguindo preencher todos os seus lugares.
De entre as 28 licenciaturas que disponibilizaram lugares, apenas seis não conseguiram preencher, na totalidade, essas vagas. É o caso de Engenharia Têxtil, que deixa as 20 vagas iniciais para uma segunda fase, Filosofia, onde entraram quatro alunos, ficando 16 lugares vagos, Química Industrial, que acolhe 20 alunos e disponibiliza ainda 15 vagas, Tecnologias e Sistemas de Informação, que tem nove alunos e 21 vagas por preencher, Sociologia com nove vagas e ainda, Estudos Portugueses e Espanhóis, que conta com 13 novos alunos, oferecendo ainda 22 vagas para uma segunda fase.
De entre as restantes licenciaturas, todas conseguiram alunos para a sua oferta ficando as notas do último classificado em 12,7 valores, no caso da Bioquímica; 12,9 na Biotecnologia; 11,8 na Ciência Política e Relações Internacionais; 13,4 nas Ciências da Comunicação; 12,7 no Cinema; 12,5 no Design de Moda; 12 no Design Industrial e no Design Multimédia; 12,8 na Economia; 12,5 na Engenharia Civil, 12 na Engenharia Electromecânica; 12,5 na Engenharia Informática; 11 na Filosofia; 12,7 na Gestão; dez no Marketing; 14 na Optometria – Ciências da Visão; 13,5 na Psicologia; 11,2 na Química Industrial; 11,4 na Sociologia; 11,2 nas Tecnologias e Sistemas de Informação; 14 na Arquitectura; 15,8 nas Ciências Biomédicas; 16,6 nas Ciências Farmacêuticas; 12,4 nas Ciências do Desporto; 14,3 na Engenharia Aeronáutica; 17,9 na Medicina e 11,7 nos Estudos Portugueses e Espanhóis.
Números que deixam os responsáveis da UBI “bastante motivados para uma segunda fase de candidaturas”. O reitor da instituição sublinha mesmo que “neste cenário, é bem possível ter mais candidatos que vagas, no próximo período do concurso de acesso”. As matrículas no novo ano lectivo, para os alunos caloiros decorrem até à próxima sexta-feira junto aos Serviços Académicos da instituição. Dentro de sensivelmente uma semana, a UBI irá dar conta dos lugares que ficaram disponíveis para a segunda fase de acesso.
[Notícia Actualizada]
Multimédia