Câmaras recebem prenda da CCDRC
São 500 milhões de euros a entrar nos cofres da s autarquias da região, até final do ano. Dinheiro proveniente do Programa Operacional do Centro que vai agora ser gerido por cada município.
> Eduardo AlvesAlfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), considerou como “histórica”, a mais recente reunião deste órgão.
Segundo este responsável, em declarações feitas à Rádio Cova da Beira, vão ser transferidos 500 milhões de euros para as autarquias da Região Centro, até final deste ano. Um valor que representa 30 por cento do montante total disponibilizado pelo Programa Operacional do Centro.
Deste encontro com os vários municípios e outros parceiros resultou também uma nova forma de actuação. Isto porque, explicou à RCB, Alfredo Marques, “os municípios vão agora gerir os seus próprios projectos”.
Esta verba e metodologia de distribuição vai agora seguir para Lisboa e espera-se que o Governo dê luz verde às pretensões, quer da CCDRC quer dos municípios. Passado todo esse processo, o responsável máximo pela Comissão de Coordenação espera que no próximo mês possam já ser rubricados os dez contratos programa, com os vários municípios.
Até final do ano, o dinheiro deve ficar à disposição dos municípios do Fundão, Covilhã, Belmonte, Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
Multimédia