Fundão quer reduzir IMI em 20 por cento
A Câmara Municipal do Fundão já tem os valores para o Imposto Municipal sobre Imóveis. Segundo os responsáveis pela autarquia, as diminuições deste podem chegar os 20 pontos percentuais.
> Eduardo AlvesO executivo municipal do Fundão pretende apresentar uma proposta à sessão de câmara que vai no sentido de reduzir “em cerca de 15 por cento, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)”.
Uma decisão que tem como suporte “as dificuldades que as famílias portuguesas estão a viver e a difícil situação económica que o País está a atravessar”, explicam ainda os membros do executivo social-democrata que dirige a autarquia fundanense. Esta proposta vai agora ser apresentada e debatida em Sessão de Câmara, para que seja votada por todas as forças partidárias com representação neste órgão.
Recorde-se que o mesmo executivo tinha já avançado com a decisão de reduzir em cinco pontos percentuais, o IMI, nas freguesias rurais de todo o concelho. A esta cifra juntam-se agora mais o 15 por cento, caso a pretensão dos sociais-democratas avance. Passam assim a existir neste concelho beirão, localidades onde o IMI decresce na ordem dos 20 ponto percentuais.
Outro dos incentivos, em matéria fiscal, avançados pela autarquia fundanense, passa essencialmente pela redução de três por cento do valor do IRS para os trabalhadores com domicílio fiscal na cidade. Uma forma semelhante de “diminuir e aliviar o enorme esforço financeiro com que as famílias fundanenses estão a ter para ultrapassar a grave crise económica que se instalou no País”, adiantam os proponentes desta medida.
Multimédia