Voltar à Página da edicao n. 450 de 2008-09-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 450 de 2008-09-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A AAUBI vai apresentar um mapa tridimensional da Covilhã

AAUBI recebe caloiros com mapa tridimensional

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vai oferecer aos novos alunos da UBI, que na próxima semana começam a chegar à instituição, uma ferramenta informática composta por um mapa da cidade da Covilhã e através da qual é possível localizar, serviços, instituições e casa para arrendamento.

> Eduardo Alves

O “choque tecnológico” parece ter chegado ao “Kit Caloiro”. Este pacote de informações que a academia ubiana distribui pelos novos alunos, tem este ano algumas novidades.
Luís Fernandes, presidente da AAUBI, começa por explicar que uma das componentes mais importantes deste kit “são as informações sobre a universidade, sobre as principais instituições da Covilhã e também as casas que estão para arrendamento”. Este conjunto de novidades era, até este ano, facultado aos novos alunos num CD. Porém, os responsáveis da “casa azul” explicam que “este CD era consultado no início do ano, e depois nunca mais voltava a ser utilizado pelos alunos”.
Um cenário que parece mudar radicalmente com a nova aposta da academia. “No próximo dia 15 de Setembro, a AAUBI já vai ter o novo site em funcionamento”, garante Fernandes. E é neste novo portal que vai estar “um mapa tridimensional da Covilhã, onde estão diversas informações”. Desde as farmácias de serviço, aos restaurantes, papelarias e outros serviços, tudo vai estar localizado no seu devido local e com diversas informações. Uma ferramenta semelhante à utilizada pelo Urbi nas suas infografias, que vai fazer com que “os novos alunos tenham uma melhor noção da cidade e da localização das suas coisas” acrescenta o presidente da AAUBI. Fernandes refere também que “este é um serviço, não só para o estudante, mas para a comunidade em si”.
Mas um dos pontos mais importantes desta nova ferramenta está na informação sobre alojamento. Com a chegada de novos alunos, para além da matrícula na UBI, “há também de procurar casa”. As ofertas que compõem o catálogo de arrendamento distribuído, em suporte de papel, pela AAUBI, “vão também estar nesse mapa, junto com alguma informação sobre as casas em questão”. Esta nova aposta da academia fica também a dever-se “ao facto de que hoje quase a totalidade dos estudantes tem um computador portátil com acesso à Internet e pode sempre consultar esta ferramenta”, sublinha o presidente da AAUBI.
Todas estas novidades vão ser distribuídas junto aos Serviços Académicos da UBI, onde a associação vai instalar um stand. Espaço que servirá também de mostra “às actividades promovidas pela academia que têm sempre o estudante como base”, lembra o presidente.
Outra das novidades que também irá já ser avançada no início do período de matrículas, diz respeito à semana da Recepção ao Caloiro 2008. Segundo o responsável máximo pela academia, esta actividade, uma das principais no calendário de eventos da AAUBI tem já data marcada e programa quase definido. Facto que se deve “a um trabalho que tem sido agendado mais cedo que o habitual”.
Questionado pelo Urbi acerca do seu futuro na presidência da “Casa Azul”, Fernandes foi peremptório e diz que não é candidato a um segundo mandato. O aluno de Economia faz um balanço positivo do mandato, mas pretende agora dedicar-se, “a tempo inteiro” à licenciatura.


A AAUBI vai apresentar um mapa tridimensional da Covilhã
A AAUBI vai apresentar um mapa tridimensional da Covilhã


Data de publicação: 2008-09-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior