Voltar à Página da edicao n. 449 de 2008-09-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 449 de 2008-09-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Faculdade de Ciências da Saúde acolhem este colóquio

Exercício e Saúde em análise

O Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI (MedUBI) está a organizar a primeira edição das Jornadas de Exercício e Saúde em Medicina. Um evento que vai contar com a participação de profissionais de vários quadrantes com o intuito de abordar a temática da saúde e do desporto, através de várias perspectivas.

> Eduardo Alves

Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e especialistas na área do desporto vão estar reunidos na Covilhã, já no próximo dia 17 de Outubro. Entre os vários profissionais da área, destaque para a presença de José Gomes Pereira, director clínico do Sporting Clube de Portugal, António Fonseca, enfermeiro da Selecção Nacional de Futsal, Bernardo Vasconcelos, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos e Luís Horta, director do Laboratório de Análises de Dopagem do Instituto do Desporto de Portugal, entre outros. A primeira edição das Jornadas de Exercício e Saúde em Medicina, promovidas pelo MedUBI pretendem ser um ponto de debate sobre o sedentarismo e as suas causas na saúde pública do século XXI.
Como tal, o Anfiteatro Maior da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI acolhe esta reunião de profissionais e investigadores de várias áreas que esperam apresentar algumas visões sobre a temática e também possíveis caminhos para soluções.
Os organizadores deste evento explicam que “o sedentarismo é já considerada a epidemia do século XXI”. Desta forma, “nunca é demais lembrar que a actividade física é indispensável para uma vida plena de saúde”.
Estas primeiras jornadas surgem também devido ao facto de “reconhecemos a importância da criação de sinergias entre os diversos profissionais de saúde, para que se promovam hábitos de vida saudável, nomeadamente a prática adequada de exercício”. Daí que, esta acção conte com a participação de profissionais de várias áreas que participam em múltiplas mesas temáticas.
As jornadas têm início cerca das 9 horas com a mesa intitulada “Sensibilização para o ensino da Actividade Física em Medicina?”. Aqui vão apresentar comunicações, Anabela Pombo, com “É precisa para a prática diária do Médico?”; Themudo Barata, com “Aprendizagem pré ou pós graduada?”, Bernardo Vasconcelos, “Que papel e que saídas profissionais para o especialista em Medicina Desportiva?” e Luís Sardinha, com “O que espera do Médico o Profissional de Exercício? Que perspectivas futuras de articulação?”.
Segue-se a mesa sobre “Problemas médicos específicos do desportista”, com temas como “Doping e a sua legislação: o que deve saber um Médico não especialista em Medicina Desportiva”, por Luís Horta; o “Papel do Médico no controlo do treino e prevenção da Síndroma de Excesso de Treino”, por José Gomes Pereira; e a “Morte súbita e outros riscos cardiovasculares ligados à prática desportiva”, por Eduardo Teles Martins.
Logo depois do almoço segue-se a terceira mesa do dia, intitulada “Que Actividade Física para patologias específicas?”, com a participação de Themudo Barata, que falará sobre “Actividade Física para diabéticos: Programa “Caminhar para o equilíbrio”; Miguel Mendes, que falará sobre “Reabilitação Cardíaca em Portugal: realidades e necessidades” e Taborda Barata, que falará sobre “Actividade Física no doente asmático”.
Na quarta e última mesa do dia, intitulada “Que conhecimentos e competências em Actividade Física necessitam os diferentes Profissionais de Saúde?”, vão ser abordados temas como “O Papel do Nutricionista”, por Margarida Proença e Sérgio Cunha Velho; “O Papel do Fisioterapeuta”, por Ana Adegas e António Lopes; “O Papel do Enfermeiro”, por Lídia Videira e António Fonseca; “O Papel do Médico”, por Carlos Canhota; “O Papel do Profissional de Exercício”, por Romeu Mendes e “O Papel do Psicólogo”, por Marlene Silva.


A Faculdade de Ciências da Saúde acolhem este colóquio
A Faculdade de Ciências da Saúde acolhem este colóquio


Data de publicação: 2008-09-02 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior