Voltar à Página da edicao n. 449 de 2008-09-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 449 de 2008-09-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As obras da igreja da Estação estão paradas há mais de um ano

Obras continuam sem avanços na Estação

É uma das construções mais “demoradas” da Covilhã. A nova igreja da Estação está longe de estar terminada e o bispo da Diocese da Guarda não tem qualquer data para o final de todo o processo.

> Eduardo Alves

Quando em Dezembro de 2005 a autarquia deu luz verde para a entrada em funcionamento de um silo-auto na zona da Estação, todos os envolvidos pensaram estar criadas as condições para a construção da nova igreja. Isto porque, a referida zona de estacionamento automóvel, explorada por uma empresa privada, está situada por debaixo do local onde desde há mais de uma década se planeia construir o templo religioso.
Todavia, muito pouco se avançou na intenção da Diocese da Guarda e da Câmara Municipal da Covilhã, ao ponto do processo e das obras estarem parados há mais de um ano. D. Manuel Felício, bispo da Diocese da Guarda, explicou à Rádio Cova da Beira que não tem qualquer prazo para o retomar dos trabalhos, nem para a conclusão dos mesmos. O representante máximo da Igreja na diocese acrescenta também que todo o processo do parque de estacionamento “terá de ser estudado”. Recorde-se que esta zona com 168 lugares de estacionamento está concessionada a uma empresa, por parte da Fábrica da Igreja, num total de 30 anos. Os fundos provenientes dessa concessão e mais algumas verbas, onde se incluem 250 mil euros prometidos pela presidente da Câmara da Covilhã, aquando da inauguração do silo, deveriam servir para a construção do novo templo.
Este conheceu algumas alterações ao projecto inicial e as obras avançaram durante algum tempo. Mas, há mais de um ano que todo o processo voltou a ficar parado. Neste momento, a diocese adianta que está a estudar “algumas formas de financiamento do projecto”. Pese embora o facto de não ter ainda qualquer prazo para a retoma da construção da igreja, nem para o final de toda a intervenção. O processo está, de novo, parado há cerca de um ano.


As obras da igreja da Estação estão paradas há mais de um ano
As obras da igreja da Estação estão paradas há mais de um ano


Data de publicação: 2008-09-02 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior