Jovens europeus exploram Rota dos Fósseis
Uma das principais aldeias históricas da Beira Interior foi palco de um campo de férias internacional. Penha Garcia acolheu jovens vindos de vários países da Europa e do Canadá, que integraram esta actividade.
> Eduardo AlvesVieram de quase toda a Europa e do Canadá com o objectivo primeiro de ficar a conhecer mais sobre a natureza de um lugar secular. Foram 13 os jovens europeus que responderam de forma positiva ao desafio lançado pelo grupo “Os Amigos do Geopark” e participaram no campo internacional “Penha Garcia: Rota dos Fosseis 2008”.
Um evento que decorreu entre os passados dias 13 e 26 de Agosto e contou com a presença de jovens oriundos de Portugal, Rússia, Dinamarca, Estónia, Canadá, França, Venezuela, Grécia, Alemanha e Eslovénia.
O trabalho desenvolvido na área do património histórico e também cultural levou os jovens participantes a percorrer a Rota dos Fósseis na aldeia de Penha Garcia, localizada junto a Monsanto. De entre as diversas actividades desenvolvidas ao longo deste campo, destaque para a limpeza e recuperação das áreas existentes como a piscina natural do Pego, procederam também à interpretação da fauna e flora da Beira Baixa e conheceram a arte de garimpar o ouro.
Uma “aventura” que contou ainda com a visita aos canhões fluviais do Erges, à aldeia e castelo de Monsanto, à Serra da Gardunha (Natura 2000), ao Geopark-Parque Natural do Tejo Internacional, aos percursos nocturnos do contrabando e visita em canoa ao monumento natural das Portas de Ródão. O programa deste Campo de Trabalho Internacional apoiado pelo Instituto Português da Juventude.
Multimédia