Voltar à Página da edicao n. 447 de 2008-08-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 447 de 2008-08-19   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Pinus Verde celebra dez anos de cultura regional beirã

Dez anos de Pinus Verde

Uma das mais conhecidas associações de desenvolvimento da Beira Interior assinala dez anos de existência. Durante todo o mês de Agosto, a Pinus Verde tem presenteado as gentes da zona do Pinhal com eventos culturais e outras actividades.

> Eduardo Alves

Durante todo o mês de Agosto, a Pinus Verde oferece diversos eventos de cariz cultural como forma de assinalar os seus dez anos de existência. No passado fim-de-semana, Janeiro de Cima acolheu um concurso de barcas, onde se recriaram usos e costumes, como os de atravessar o rio recorrendo às barcas. Este foi o primeiro evento do género a ter lugar na aldeia de Janeiro de Cima o primeiro concurso de barcas tradicionais.
O concurso consistiu em colocar obstáculos no rio e cada concorrente teve de fazer o trajecto delineado, sem embater nos obstáculos, tentando fazê-lo no menor espaço de tempo possível. Para isso, os participantes, tiveram que executar algumas perícias no manuseamento da barca.
Outra das iniciativas que surge neste ciclo é o acampamento “Zabumba”. Até dia 23, a aldeia de Lavacolhos transforma-se no local de reunião de jovens que vão ter à sua disposição uma série de actividades. A Praia Fluvial de Lavacolhos recebe os sessenta participantes, entre adultos e adolescentes, que vão poder participar, no âmbito deste acampamento, em oficinas de construção de gigantones, oficina “Tocar o Bombo”, desportos radicais, sessões de massagens de relaxamento, balão cativo, baptismo de voo em helicóptero, demonstração de busca e salvamento na água e concertos musicais. Este ciclo de eventos prossegue até Outubro com a realização de vários espectáculos.
A Pinus Verde é uma Associação de Desenvolvimento que há dez anos intervém na região do Pinhal Interior. O seu trabalho de intervenção territorial tem como objectivo promover e potencializar as suas gentes, os seus recursos naturais e os seus saberes, numa perspectiva inovadora. Um projecto estruturante que permite manter o dinamismo cultural e produtivo.


A Pinus Verde celebra dez anos de cultura regional beirã
A Pinus Verde celebra dez anos de cultura regional beirã


Data de publicação: 2008-08-19 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior