SRU com actividade em pleno
A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), empresa municipal da Covilhã tem cerca de 12 empreitadas em curso. As casas reabilitadas no centro da cidade estão já alugadas a jovens casais, garante a autarquia.
> Eduardo AlvesA SRU da Covilhã conta com cerca de 30 imóveis em seu poder. Casas degradadas que esta empresa municipal recuperou e que lança agora no mercado do arrendamento ou da venda. Para além das três dezenas de imóveis, o presidente da Câmara da Covilhã garante que estão já mais 12 habitações em processo de recuperação.
No caso das mais recentes intervenções na zona histórica da Covilhã, o social-democrata, Carlos Pinto, adianta mesmo que “grande parte dos imóveis foram alugados a casais jovens que preferem viver no centro da cidade”. Para além da recuperação de imóveis na zona central da cidade, esta empresa tem vindo também a recuperar as fachadas dos edifícios localizados nas ruas mais emblemáticas da “cidade neve”, como é o caso da Rua Visconde da Coriscada e Rua António Augusto de Aguiar.
“Este é um processo moroso, uma vez que os proprietários nem sempre estão disponíveis e a câmara substitui-se aos proprietários e é todo um processo difícil de recuperação dos valores, mas não vamos desistir dessa intenção”, sublinha também o presidente do município serrano. As próximas intervenções da SRU passam pela Praça do Município e toda a zona junto da câmara municipal, mas também em várias freguesias do concelho. O autarca garante que a empresa está a cumprir os seus objectivos, mas por diversas razões, “é um trabalho difícil e moroso”, reitera Pinto.
Multimédia