O regime salazarista tinha então começado a fecha Portugal ao resto do mundo. Os anos 40 do século passado traziam a Segunda Guerra Mundial, mas o território luso acaba por escapar a uma devastação bélica e servir de refúgio a muitos espiões.
É neste cenário que Emma Cole se baseia para escrever o seu mais recente livro. “Tudo o que é secreto: uma história de amor e espionagem na Lisboa dos anos 40”.
Um livro carregado de detalhes e pormenores que tornam a sua leitura “deliciosa”, sobretudo por esses motivos. Para além de possuir uma narrativa bastante rigorosa, este livro apresenta-se carregado de um elenco de personagens que lhe dão uma vida própria.
Toda a história começa quando um velhote que conversa, nos degraus da catedral
de St. Paul, e faz alusão a um homicídio, fazendo também um comentário estranho sobre a avó da personagem principal. Kate Murray escuta com atenção e fica intrigada. Mas não chega a ouvir o resto da história, porque Andrew Deacon morre subitamente. Cativada por esta história nunca contada, Kate é levada a investigar segredos da avó, que ela julgava conhecer, e de um homem desconhecido. Não tarda a ser apanhada num perigoso vórtice que a transporta à Lisboa da Segunda Grande Guerra, mas é perseguida por um sinistro inimigo, que põe em risco a sua vida e as das poucas pessoas ainda vivas que conhecem a história.
Multimédia