Voltar à Página da edicao n. 444 de 2008-07-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 444 de 2008-07-29   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A autora da tese e os membros do júri das provas

A ciência das receitas populares

Uma tese de doutoramento na área da Química, apresentada na UBI, vem provar que algumas das plantas utilizadas por populações angolanas em algumas maleitas, têm efeitos curativos.

> Eduardo Alves

Cristina Maria Póvoa Borges é a autora de uma tese de doutoramento na área da Química que estudou quatro plantas utilizadas pelas populações do Sul de Angola em algumas maleitas.
Estes medicamentos populares levantaram a curiosidade da investigadora que decidiu aprofundar o assunto e verificar se a sabedoria popular tinha ou não razão. Segundo a autora do estudo agora apresentado na instituição covilhanense, “as populações locais utilizam estas plantas para tratamento de certas doenças, sendo que uma delas é mesmo utilizada para combater o escorbuto e a diabetes”. Nesta medida, o trabalho passou “por obter novos compostos dessas plantas e provar que estes tinham influência no tratamento de certas doenças”. No final da tese intitulada “Plantas utilizadas no tratamento da diabetes”, comprovou-se que “realmente a composição poderá estar a justificar a sua utilização”.
Segundo Cristina Borges, está assim aberto “um novo caminho para a farmacologia, por exemplo, com a verificação das toxicidades desses compostos e testes antes mesmo de saber se não são tóxicos ou não e aplicá-los a medicamentos comerciais”.
O júri que aprovou a tese foi composto por Carlos Diakanâmwa, professor titular da Universidade Agostinho Neto, Paulo Jorge da Silva Almeida, professor associado da Universidade da Beira Interior, Ana Paula da Assunção Esteves, professora auxiliar da Universidade do Minho, Dina Isabel Malheiros Dinis de Mendonça, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, António José Geraldes de Mendonça, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Rosalina da Conceição dos Santos Mata, professora auxiliar da Universidade Agostinho Neto.


A autora da tese e os membros do júri das provas
A autora da tese e os membros do júri das provas


Data de publicação: 2008-07-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior