Curso de Verão regressa à Covilhã
São 30 alunos que vão estar em Portugal nos próximos meses ao abrigo do programa Erasmus. A UBI volta a acolher jovens vindo de toda a Europa que durante um mês vão aprender a língua de Camões, mas também a cultura e as tradições da Beira.
> Eduardo AlvesComeçou ontem, segunda-feira, dia 28, mais um Curso Intenso de Língua Erasmus, na UBI. A Covilhã acolhe mais uma vez, 30 alunos estrangeiros que estão na “cidade neve” durante o mês de Agosto com o intuito de aprofundarem os seus conhecimentos sobre a língua de Camões.
Uma acção destinada aos estudantes que no próximo ano lectivo vão frequentar as universidades nacionais no âmbito do programa Erasmus. Sérgio de Benito é um dos alunos que escolheram a Covilhã para aprofundar mais os seus conhecimentos de português. A vinda para a UBI deu-se através de informações que teve sobre a universidade e da região. Este aluno da Escola Universitária Politécnica de Valladolid, explica que “quis fazer este curso porque vou começar, em Setembro, um curso de Erasmus em Bragança e então tenho de saber mais de Português para entender o que necessito”.
O curso tem lugar na instituição covilhanense até ao próximo dia 29 de Agosto, tempo que será ocupado com cem horas de aulas teóricas e outras quantas, destinadas a actividades práticas. Passeios, contactos com a população, visita às aldeias históricas e aos monumentos da região. O curso é frequentado por alunos da Polónia, Eslovénia, Hungria, República Checa, Turquia, Itália, Holanda, Espanha, Alemanha, Letónia, Estónia e Dinamarca. A juntar a todos estes países europeus estão também, pela primeira vez, alunos oriundos da China e do Japão.
Santos Silva, reitor da UBI, esteve na cerimónia de abertura deste curso e sublinhou que “uma das melhores formas de divulgação da UBI a nível internacional, passa exactamente por este tipo de actividades”. O responsável máximo pela instituição covilhanense aponta o número significativo de alunos “que vai aumentando gradualmente”, como prova “da boa imagem que a UBI vai passando”.
Malaca Casteleiro, coordenador desta acção faz também referência às qualidades deste curso. Segundo este docente “os nossos melhores diplomatas são os alunos de Erasmus que aqui estiveram em anos anteriores. Esses vão passando a palavra e garantindo a qualidade do que aqui ministramos”. O conhecido professor de Português mostrou-se também bastante entusiasmado com a presença de alunos do Oriente. Malaca Casteleiro lembra que o português tem duas grandes áreas geográficas de expansão, uma delas “passa pela China e pelo Japão, e a outra por todos os países que falam espanhol”, acrescentou. O coordenador da formação espera assim conseguir, a partir de agora, chegar a um público mais diverso.
Multimédia