Voltar à Página da edicao n. 444 de 2008-07-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 444 de 2008-07-29   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Museu do Queijo deve estar terminado em 2009

Museu do Queijo mais perto da realidade

Até Março de 2009 a primeira fase do Museu do Queijo, em Peraboa, deve estar concluída. O concurso público para a construção da obra foi aprovado na última reunião de câmara.

> Notícias da Covilhã

Orçada em cerca de 500 mil euros, a empreitada vai nascer em três casas adquiridas na aldeia para o efeito. Nesta primeira fase com a ajuda financeira do programa Leader. A segunda etapa do que será um centro de interpretação do queijo só avançará quando estiver garantida a respectiva cobertura financeira.
Mas para avançar até aí é necessário resolver o problema de expropriação em curso de mais três fracções. Tem havido entraves com o proprietário. Não sei o que pensa que tem ali e pediu muito dinheiro. Foi teimosia”, explica José Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, que ficou satisfeito com a notícia de lançamento do concurso, por ver agora o projecto mais perto de ser concretizado.
O que está ainda por adquirir é uma casa antiga, em ruínas, com três números. Daí dizer-se que são três casas, explica o autarca. Animado por ver o processo em andamento, José Nascimento sublinha a importância do museu para uma localidade com fortes ligações à produção de queijo e muito potencial no sector. “Vai ser uma mais-valia para a freguesia”, acentua.
Uma das casas compradas para acolher o projecto é, inclusive, uma casa brasonada onde no século XVII estiveram instalados os engenheiros que conceberam a Sé da Guarda. Aliás, para onde foi alguma pedra da localidade, revela o presidente da junta.
O projecto inicial, promovido pela Junta de Freguesia, era da autoria de três alunos de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito de um repto lançado o ano passado aos alunos da licenciatura. Até que se ampliou a área de construção.
José Barros, do departamento de Arquitectura da Universidade da Beira Interior ainda chegou a elaborar uma versão do que se poderia ali fazer. Mas o projecto final foi entregue pela Câmara da Covilhã ao atelier de Miguel Correia, arquitecto com mais algumas obras projectadas para o concelho, como é o caso do Cine-Centro e a remodelação do Teatro Cine, segundo José Nascimento, especialista em museologia.
O Museu do Queijo terá uma área de degustação e vai permitir aos visitantes ver o processo de fabricação do queijo desde o início, ao vivo. Desde o momento da ordenha até estar pronto a comer. A intenção é que seja um Centro de Interpretação do Queijo da Serra da Estrela. A estrutura será também responsável por criar alguns postos de trabalho em Peraboa.


O Museu do Queijo deve estar terminado em 2009
O Museu do Queijo deve estar terminado em 2009


Data de publicação: 2008-07-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior