Vergílio Ferreira em análise
“A estrutura frásica no conto A Fonte de Vergílio Ferreira” é o título da dissertação de mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, apresentada na Sala dos Conselhos (Polo I) da UBI, por Anabela Alexandra Gaspar Silvestre.
> Eduardo AlvesEsta dissertação pretendeu sobretudo apreender as particularidades linguístico-estilísticas da linguagem do conto “A Fonte”, começa por explicar Anabela Silvestre, autora do estudo apresentado.
Na tese “destaco a utilização de expressões idiomáticas ou fraseológicas que demonstram a estreita relação que liga o autor do corpus à língua falada. O seu discurso flui com naturalidade ao ritmo do pensamento e das emoções”, explica a autora.
Vergílio Ferreira aborda, ao longo do seu conto, alguns temas da existência humana “projectando-os no mundo real ao construir uma situação de conflito de interesses. Deste modo, através de uma pequena narrativa, o escritor enobrece a língua e a cultura portuguesas”, destaca Anabela Silvestre.
A tese foi aprovada por um júri constituído por Maria José dos Reis Grosso, professora auxiliar da Universidade de Lisboa, como arguente das provas, João Malaca Casteleiro, professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa, António dos Santos Pereira, professor associado da UBI e Reina Marisol Troca Pereira, professora auxiliar da UBI.
Multimédia