Exposição conjunta no Centro Hospitalar
São dois pintores covilhanenses, os autores dos quadros que vão estar, até ao próximo dia 25, em exposição na entrada principal do Centro Hospitalar da Cova da Beira. Uma mostra composta por quadros pintados a óleo.
> Eduardo AlvesO Centro Hospital Cova da Beira acolhe até ao próximo dia 25 de Julho uma exposição conjunta de pintura a óleo, dos artistas covilhanenses Carlos Mangana e Jorge Luíz, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã.
Com carreiras profissionais distintas, os dois criadores assumem a sua paixão pela pintura. Pelas dezoito telas exibidas, os autores revelam a suas características artísticas, desvendando os seus próprios estilos. Carlos Mangana e Jorge Luíz principiaram os seus trajectos pelas artes como autodidactas, contudo as suas buscas incessantes pelas imagens perfeitas, levaram-nos a procurar formação específica.
Jorge Luíz conta já com dez anos de trabalho no campo das artes plásticas, iniciando-se com a técnica de desenho a carvão, foi aluno do pintor Rodolfo Passaporte e da pintora covilhanense Lígia Teixeiro.
Carlos Mangana também desde muito cedo se mostrou fascinado pelas artes, mas só em 2006 começa a explorar o mundo da cor e da forma, através da pintura. Momento em ingressa no Atelier de Artes do Fundão, dirigido pela Mestra Isabel Maria Marques, juntamente com o seu colega Jorge Luíz. Nesse atelier têm feito um percurso de constante aprendizagem, experimentando técnicas de pintura a óleo, mista e acrílica, aplicadas não só a trabalhos figurativos, bem como a abstractos.
Assim nesta mostra, o público é convidado pelas obras de Carlos Mangana a uma reflexão sobre a panóplia de sentimentos e de emoções mais profundos que compõem a as suas vidas, enquanto que a pintura de Jorge Luíz reúne temáticas como a natureza e a música, desvendando a sua peregrinação interior no acto de pintar.
Multimédia