Voltar à Página da edicao n. 442 de 2008-07-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 442 de 2008-07-15   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

“Oito” na Rádio Macau

> Eduardo Alves

A histórica banda rock portuguesa Rádio Macau regressa em 2008 com um novo álbum, “08”, em que o foco volta a estar nas grandes canções. Catorze grandes canções pop e rock, compostas (ao piano!) pelo guitarrista Flak sobre poemas de Xana (cantora dos Rádio Macau) e dois conhecidos parceiros da banda na escrita de letras: Pedro Malaquias e Vítor Lucas. Nas gravações do álbum e nos concertos que se avizinham permanece o núcleo principal dos Rádio Macau – Xana (voz), Flak (guitarras), Alex (baixo) e Luís Filipe Valentim (teclas), mas há lá também o sangue novo vindo de dois jovens músicos: o baterista Fred (Yellow W Van) e o guitarrista Ricardo Frutuoso (ex-Toranja). O primeiro single retirado do álbum é «Cantiga de Amor».
Os Rádio Macau foram uma das mais importantes bandas do rock feito em Portugal durante os anos 80 e início dos anos 90, deixando-nos canções como «O Anzol», «Bom-dia, Lisboa», «A Vida Num Só Dia», «O Elevador da Glória» ou «Amanhã É Sempre Longe Demais», para só referir algumas de entre as mais memoráveis. Depois de um período de alguns anos em hibernação, os Rádio Macau voltaram no início desta década, mais maduros, com os ouvidos e a alma cheios de outras e excitantes músicas, mais abertos a outros universos sonoros. Ao longo dos anos de «separação» dos Rádio Macau, os seus músicos, unidos por uma firme amizade, foram tocando uns com os outros: Xana encetou uma carreira a solo (com Flak como produtor), Flak também (e com a colaboração de Xana), Flak e Alex partilharam alguns projectos comuns (da irónica banda Os Cavacos à banda de apoio de Jorge Palma, o Palma's Gang; ou os dois e ainda Luís Filipe Valentim, no histórico espectáculo «Os Filhos de Rimbaud»).
E quase todos eles se repartiram – ou ainda se repartem - por outros projectos: Flak com A Máquina do Almoço Dá Pancadas e, mais recentemente, com os Micro Audio Waves; Alex com os Moby Dick, os Cães de Crómio, os Wordsong ou a banda de apoio ao cantor Mark Lewis, The Standards).






Data de publicação: 2008-07-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior