Brito continua a defender túneis
O secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas reafirma em Seia, no dia deste concelho, que os túneis da Serra não avançam. O autarca local, Eduardo Brito, congratula-se com a decisão e manda “farpas” aos colegas de Viseu e Covilhã.
> Notícias da CovilhãNão há túneis e ponto final. Foi esta, em suma, a confirmação que foi dada pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, na passada semana , em Seia.
O governante anunciou que vai ser lançado, em 2009, o concurso público internacional para construção da Concessão de Estradas da Serra da Estrela. O plano inclui a construção do IC6, à entrada do concelho de Oliveira do Hospital até à Covilhã, passando por Seia; o IC7, entre Seia e a A25, garantindo a ligação à capital de distrito, e a construção do novo IC37, que parte do IC6 em Seia com ligação à cidade de Viseu. Quanto ao investimento, Paulo Campos afirma que será suportado “pelas concessões rentáveis” que já existem no País. O estudo prévio para construção das vias foi lançado em Junho e deverá estar concluído em Abril de 2009.
Quanto aos túneis, a justificação: não serão feitos porque os traçados escolhidos são os mais consensuais nos estudos técnicos quanto à segurança rodoviária, ambiente e desenvolvimento da região.
Contente com esta decisão estava o presidente de Seia, Eduardo Brito, acérrimo defensor da solução sem túneis. O autarca referiu-se aos “colegas de Viseu e Covilhã” que “continuam contra ventos e marés (a defender) que isto não é a melhor solução. Se tivéssemos a A23 e se tivéssemos a barriga cheia de estradas como tem Viseu, eu também me podia pôr aqui a filosofar sobre os túneis e outras coisas” critica.
O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, anunciou também o lançamento do concurso público para a beneficiação das estradas que atravessam a Serra da Estrela (338 e 339) entre Seia, Torre e antigo Sanatório, na Covilhã. O investimento previsto é de 6,3 milhões de euros ao longo de 41 quilómetros. A obra tem abertura de propostas a 20 de Agosto e os trabalhos devem começar em 2009, tendo um prazo de execução de 300 dias. A beneficiação da estrada prevê mais passeios, zonas de estacionamento e sinalização especial para não perturbar a limpeza da neve, rampas de segurança e outros aspectos. Junto à Lagoa Comprida será criado estacionamento de um quilómetro em cada lado da via.
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