Voltar à Página da edicao n. 442 de 2008-07-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 442 de 2008-07-15   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Durante uma semana, os jovens descobriram as Engenharias da UBI

Descobrir as Engenharias no Verão

Durante uma semana, a Unidades de Ciências da Engenharia recebeu cerca de duas dezenas de alunos do Ensino Secundário em mais um evento institucional. Promover a ciência, a UBI e mostrar aos visitantes a instituição foram algumas das metas.

> Eduardo Alves

O barulho do tear mecânico ecoa por uma das oficinas do Departamento de Engenharia Têxtil da UBI. Rui Infante, aluno da Escola Secundária do Fundão, faz parte do grupo de adolescentes que participou em mais uma edição de “Tempos de Verão nas Engenharias”. Tal como os seus colegas, a atenção dada às explicações que o técnico da UBI parece não ser beliscada pelo ruído provocado pela dança de agulhas que vão dando corpo a um tecido.
Este jovem de 13 anos abdicou de uma semana de férias para visitar os seis Departamentos que compõem a Unidade de Ciências da Engenharia. Uma iniciativa que mostra os cursos, as instalações, os projectos e todos os assuntos relativos a esta área na instituição covilhanense. Este estudante, natural do Fundão, teve conhecimento da iniciativa, através da irmã, aluna de Ciências Farmacêuticas, na UBI. “Como sempre gostei de vir conhecer novas coisas, acabei por inscrever-me e não estou nada arrependido”, confessa. O entusiasmo parece ser tanto que o jovem diz mesmo ter já a UBI “como uma das primeiras universidades onde gostaria de tirar um curso, talvez de Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Informática”.
João Pinheiro tornou-se um colega inseparável por estes dias e parece também partilhar as mesmas opiniões. Para este jovem de 14 anos, estudante da Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, “a UBI poderá vir a ser a minha universidade”. Por enquanto, está no nono ano de escolaridade e veio “conhecer melhor o que se faz nas Engenharias”. A iniciativa foi-lhe “apresentada” por um colega seu que frequenta a mesma escola covilhanense. “O ano passado ele participou e gostou bastante, este ano vim eu”, acrescenta com um grande sorriso.
Os vários Departamentos de Engenharia já não são novidade para este jovem covilhanense. Já visitou a instituição noutras alturas, sobretudo, nos Dias da UBI. Mas esta iniciativa parece-lhe diferente, “mais prática e mais aberta a novas coisas”. Para além da opinião e da vontade de querer estudar na universidade covilhanense, João Pinheiro partilha com o seu amigo Rui Infante o gosto pela Engenharia Informática. Embora tenha gostado mais “dos Departamentos de Têxtil e Papel”, a ciência dos computadores “vai ser a minha escolha”.
É precisamente também a pensar nestas escolhas que a Unidade de Ciências da Engenharia promove este tipo de iniciativas. Vítor Cavaleiro, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura e presidente desta Unidade Cientifica da UBI explica isso mesmo. Segundo este docente, “este evento é uma oportunidade para os alunos dos primeiros níveis escolares terem uma opção para a escolha do seu curso superior, da área profissional que cada um gostaria de seguir e também para os elucidar sobre o futuro”. Para além desta meta, a semana de “portas abertas” pretende também “dar a conhecer o que cada pessoa aqui faz, quer em termos de ensino, quer na área da investigação”.
Cavaleiro sublinha que “esta universidade tem dos melhores laboratórios do País e isso é muito bom também neste caso porque os alunos que participam nesta iniciativa têm a possibilidade de ver, de tocar nas coisas, e realizarem eles próprios algumas experiências e trabalhos”.
Uma semana que “penso ser suficiente para os jovens ficarem a conhecer todos os Departamentos da Unidade de Ciências da Engenharia e pretenderem vir para a UBI, quando pensarem em conseguir a sua licenciatura”, termina o presidente da unidade.


Durante uma semana, os jovens descobriram as Engenharias da UBI
Durante uma semana, os jovens descobriram as Engenharias da UBI


Data de publicação: 2008-07-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior