UBI analisa radioactividade da Estrela
Foi no âmbito da Ocupação Científica de Jovens em Férias que Sandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI coordenou um estágio científico que teve como objectivo, estudar a radioactividade da Serra da Estrela.
> Eduardo AlvesDurante os dias 30 de Junho e 4 de Julho, decorreu na UBI um estágio científico no âmbito da Ocupação Científica de Jovens nas Férias, coordenado pela docente Sandra Soares, professora no Departamento de Física e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Partículas. Uma actividade denominada “Radioactividade na Serra da Estrela”. Este projecto tem por objectivo “entusiasmar os jovens do ensino secundário a explorarem variados aspectos ambientais das radiações ionizantes, nomeadamente, a presença do gás radão na atmosfera”.
Segundo Sandra Soares, “a radioactividade encontra-se presente no meio ambiente e a região das Beiras é particularmente fértil em maciços graníticos onde podemos encontrar diversos vestígios de elementos com isótopos radioactivos, como é o caso do urânio e do tório”. Esta iniciativa estava programada para decorrer, apenas, da parte da manhã de um dos dias, “mas foi tal o entusiasmo e o interesse que os três alunos seleccionados demonstraram que acabámos por passar praticamente todo o dia a aprender brincando e a brincar aprendendo”, confessa a docente. “Tivemos, durante dois dias, a visita do professor Luís Peralta, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências de Lisboa e investigador do LIP, que nos proporcionou alegres discussões sobre o assunto”, adianta ainda.
Um evento que contou também com mais uma saída de campo cujo destino foi o das minas de Quarta-Feira, perto de Sortelha. O objectivo “foi analisar a quantidade de radiação daquela região e verificou-se que os níveis são realmente altos, o que, como sabe, é prejudicial para a saúde”, diz Sandra Soares.
Este foi o ponto de partida para o projecto “Radiação Ambiente”, financiado pela Ciência Viva apoiado pelo FEDER e Ciência e Inovação 2010 e coordenado pelo LIP, do qual já fazem parte a Universidade de Lisboa e a do Algarve e várias escolas secundárias, e ao qual a UBI vai ficar associada, tendo como responsável, Sandra Soares. A docente vai permitir fazer a ligação entre as escolas e a universidade, na região da Beira Interior.
Multimédia