Docente de Electromecância na Agência para a Energia Nuclear
José Páscoa, docente do Departamento de Electromecânica da UBI foi nomeado para o lugar de liaison officer da Agência para a Energia Nuclear da OCDE.
> Eduardo AlvesUm docente do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior foi nomeado para um cargo na Agência para a Energia Nuclear. José Páscoa vai desempenhar funções de liaison officer na NEA. A Nuclear Energy Agency é uma agência especializada da OCDE constituída por 28 países e sediada em Paris, França. A NEA, com um financiamento anual superior a 13 milhões de euros, promove a investigação para uso pacífico da energia nuclear. Com vista a atingir esse objectivo a organização compreende um fórum para partilha de informação, experiências e co-operação internacional e ainda um centro de excelência para apoiar a investigação no domínio da energia nuclear ambientalmente limpa.
A nomeação deste docente da UBI deve-se aos trabalhos que este investigador tem produzido no domínio da Magneto-hidrodinâmica (MHD). A investigação, que chamou a atenção da NEA, refere-se ao desenvolvimento de um código computacional capaz de modelar o escoamento em plasmas, como os que se desenvolvem no interior dos reactores nucleares. Na presença de campos magnéticos o plasma comporta-se como um fluido condutor de características especiais. A realização de ensaios experimentais neste tipo de ambientes é extremamente dispendiosa e arriscada. Assim sendo, a criação de modelos computacionais que permitam descrever este tipo de escoamento é vista como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento desta fonte de energia.
Multimédia