Climatização integral do hospital pronta nas próximas semanas
O Hospital Pêro da Covilhã tem apenas 50 por cento das instalações climatizadas. Mas João Casteleiro assegura que, em breve, o resto do edifício será contemplado. Ou seja, no quarto e quinto piso, e em parte do terceiro.
> Notícias da CovilhãNas próximas semanas o Hospital da Covilhã deve estar climatizado na totalidade. As tubagens estão instaladas, falta apenas a entrega de um equipamento que aumenta a capacidade para uma maior área, modelo chiller, já encomendado.
Com oito anos, o edifício tem desde o início ar condicionado em algumas áreas. No entanto, a totalidade das instalações estão equipadas com ar forçado, regulado para uma temperatura entre os 18 e os 22 graus. Mas que acaba por não ter a eficácia desejável, devido à constante entrada e saída de pessoas, e a consequente deslocação de ar.
Alguns clientes queixam-se das temperaturas, mas João Casteleiro, administrador do Centro Hospitalar Cova da Beira, salienta que o mais comum é as unidade hospitalares não estarem climatizadas. “A maioria dos hospitais não tem. Nós temos em cerca de 50 por cento das instalações e em breve no resto”, realça, com a certeza de que “é nitidamente uma melhoria ter o ar condicionado a funcionar em todo o lado”.
O aparelho já foi pedido e o director pensa que poderá chegar ainda este mês. Pelo que este Verão a temperatura já poderá ser regulável em todos os serviços.
Actualmente falta instalar a climatização nos quarto, quinto pisos e em parte do terceiro. Os locais onde as temperaturas no Verão são mais elevadas são em zonas do terceiro e quinto pisos. Áreas que não têm nada por cima, estão junto ao tecto e onde há gente internada.
No quarto andar funcionam a Ortopedia, Urologia, Oftalmologia e Otorrino. O espaço das especialidades médicas, onde estão a Cardiologia, Neurologia, Gastrologia, Reumatologia e Dermatologia também ainda aguardam a chegada do ar condicionado.
Multimédia