Voltar à Página da edicao n. 440 de 2008-07-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 440 de 2008-07-01   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro notificou vários proprietários

CCDRC alerta para plantação de cerejeiras em zona ardida

Vários proprietários de Enxabarda, anexa do Castelejo, têm estado a ser notificados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDR-C) por terem plantado cerejeiras em área ardida que integra a Reserva Ecológica Nacional. Ao fazerem os socalcos, alteraram o relevo de uma área com risco de erosão.

> Notícias da Covilhã

A situação é ilegal e daí as notificações dos seis processos em causa terem chegado aos proprietários com avisos de que podem ser multados entre 250 a 3740 euros. No entanto, Alfredo Marques, presidente da CCDRC já garantiu que as multas não serão aplicadas. Serão apenas repreendidos e pagarão 40 euros das custas do processo. Isto porque apesar da ilegalidade, este responsável considera que a plantação de cerejeiras pode ser uma boa solução para a área ardida.
Em sua defesa, os proprietários alegam que os terrenos são propriedade sua e que na área ardida havia só mato, situação agora diferente, com as terras tratadas.
Em situações destas Alfredo Marques recomenda que os donos se informem sobre os terrenos na delegação albiscastrense desta entidade.
Segundo o presidente da CCDRC os proprietários devem agora fazer o requerimento da respectiva licença, que provavelmente terá luz verde.
O caso não é inédito. No Fundão aconteceu o mesmo com um agricultor que no ano passado teve de pagar uma coima de mil e 500 euros.


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro notificou vários proprietários
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro notificou vários proprietários


Data de publicação: 2008-07-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior