Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
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Os túneis da Serra da Estrela acabaram por não ser incluídos nestas ligações

IC 6 e IC7 avançam, túneis ficam de fora

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, revela que o Governo deverá anunciar dentro de pouco tempo o lançamento dos projectos do IC6 e IC7. A opção sem túneis deverá ser a escolhida.

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Atravessar a Serra da Estrela sim, túneis, não. Deverá ser esta, ao que tudo indica, a opção do Governo quando lançar os projectos definitivos para construção de novas estradas na região (IC6 e IC7), o que, segundo o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, irá acontecer muito brevemente. O governante reuniu na passada semana em Seia com autarcas de Guarda, Castelo Branco e Viseu, mas escusou-se a confirmar este cenário de exclusão dos túneis, embora revelasse ter na sua posse os estudos de impacto ambiental e de traçado necessários à elaboração de estudos prévios.
Alguma imprensa regional, na última semana, avançou a notícia de que o perfil escolhido é aquele que deixa os túneis de fora, o que vai contra a intenção de vários autarcas que sempre se revelaram a favor desta solução. Paulo Campos pouco adianta, no entanto. Apenas diz que a empresa que vai fazer os projectos “já foi escolhida” e terá “10 meses” para apresentar os projectos definitivos. Por isso, em Março de 2009, o governante espera que seja possível lançar os concursos públicos para a construção destas duas importantes vias. Mas por cá, a governadora civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, já diz que a opção “não aos túneis” se trata de uma opção aceite “pela grande maioria dos presidentes de câmara que concordam com a solução sem túneis, para além das questões ambientais e financeiras.”
Recorde-se que a Assembleia Municipal de Manteigas aprovou, por unanimidade, a construção dos túneis da Serra como sendo a solução que melhor serve a região. Isto depois do autarca local, José Manuel Biscaia, ter dito que não aceitava outra solução a não ser esta. Também a Câmara da Covilhã defende a construção de túneis de ligação à zona envolvente à Serra entre Covilhã, Seia e Gouveia, município que também já se tinha revelado a favor. Ao contrário de Seia, que desde a primeira hora se manifestou contra esta hipótese.
O presidente da Câmara da Covilhã, em declarações à Lusa, defendia a construção de túneis para atravessar a Serra da Estrela, "sem sacrificar o Orçamento de Estado", num modelo de concepção e exploração com portagens pelo construtor.
Segundo Carlos Pinto, a Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras), a cuja Junta também preside, estaria “disponível para pôr esta obra a concurso e concessão".
”Só os túneis da Serra da Estrela garantem que os diferentes concelhos de toda esta região entre Viseu e a Covilhã passem a estar a pouco mais de 20 minutos de distância entre si", realçava o autarca.
Já para o autarca de Seia, Eduardo Brito, os túneis seriam “um erro estratégico” e “não resolveriam o problema” das acessibilidades. O autarca acreditava que “não há recursos financeiros” para se fazer esta obra.
Relembre-se que em análise têm estado os vários cenários para aproximar o Interior do Litoral e os itinerários IC6, IC7 e IC37. Em cima da mesa estão três opções, no Estudo de Avaliação. E das três, segundo o mesmo, o que mais impactos negativos têm para o ambiente é a construção dos túneis, pois terá que se “furar a Serra” com todas as consequências que isso tem para a fauna e flora. Porém, o estudo também diz que esta solução “é a que melhor desempenho tem em termos de acessibilidades”, é a melhor em termos de desenvolvimento económico da região, desde o turismo, economia e serviços, mas é também o cenário menos rentável, ou seja, a solução que mais dinheiro pode custar.


Os túneis da Serra da Estrela acabaram por não ser incluídos nestas ligações
Os túneis da Serra da Estrela acabaram por não ser incluídos nestas ligações


Data de publicação: 2008-06-03 01:21:20
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