Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A vila histórica acolheu o encontro de alfaiates

Belmonte foi palco do XIX Encontro Nacional de Mestres Alfaiates

A vila de Belmonte foi o local escolhido para o Encontro Nacional de Mestres Alfaiates que se realiza anualmente no último domingo de Maio, dia do padroeiro, "o Santo Homem Bom”.

> Inês Saraiva

Belmonte acolheu, no dia 25 de Maio, o XIX Encontro Nacional de Mestres Alfaiates. A iniciativa contou com a presença 60 profissionais, oriundos de diversas regiões do País. Um acontecimento que tem por objectivo celebrar o “Dia do Alfaiate”, festejado no último domingo do mês de Maio, e do seu padroeiro “o Santo Homem Bom”.
O evento teve início às 9 horas, com concentração no Largo do Castelo de Belmonte, com respectiva visita. Seguiu-se uma visita guiada a vários pontos turísticos, como a Igreja de Santiago, o Museu Judaico, o Ecomuseu do Zêzere, o Museu do Azeite, a Sinagoga e um almoço-convívio. O encontro encerrou por volta das 17 horas.
O organizador, Carlos Godinho, estima abaixo dos dois mil o número de profissionais e nulo o de aprendizes. «Os alfaiates mais novos devem ter uns 40 anos de idade e se houver 20 ou 30 nessa faixa é muito. Por isso, eu digo daqui a uns 20 anos já não há alfaiates em Portugal» afirma o alfaiate da Guarda.
O encontro Nacional de Mestres Alfaiates realiza-se anualmente numa diferente região portuguesa e tem por objectivo o convívio entre os seus profissionais. Se, por um lado, as barreiras impostas pelo tempo fazem com que este ofício esteja a perder força e espaço no mercado consumidor, por outro, a dedicação e o amor à arte fazem com que os alfaiates mantenham abertas as portas das suas alfaiatarias à espera dos seus fiéis clientes. Fregueses que podem não ser em tão grande número como antigamente, mas que se distinguem dos do “pronto-a-vestir", pela perfeição e qualidade dos trajes feitos por medida de que tantos se orgulham de usar.


A vila histórica acolheu o encontro de alfaiates
A vila histórica acolheu o encontro de alfaiates


Data de publicação: 2008-06-03 01:21:42
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior