Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O tema da crimininalidade na Internet esteve em destaque no evento

“Criminalidade Informática” pela primeira vez na UBI

“Criminalidade Informática: como combatê-la ” foi o tema da palestra realizada pelo Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, que contou com a participação do Inspector-Chefe Jorge Duque.

> Raquel Carvalho

O Departamento de Informática organizou no dia 21 de Maio, uma palestra no âmbito da disciplina de Aspectos Profissionais da Informática, apresentada por Jorge Duque, Inspector – Chefe do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais.
A prevenção da criminalidade informática é competência da Polícia Judiciária. Jorge Duque reconhece que actualmente os recursos informáticos ao dispor de um jovem, “são muitos e se este não souber os seus riscos, pode ser vítima da criminalidade informática.”
No que concerne à identidade na Internet o inspector apontou algumas situações que devem ser evitadas e nas quais é necessário ter algumas cautelas, pois o facto “de desconhecermos quem está do outro lado, leva as pessoas a exporem-se, acabando por fornecer fotos, pondo até o disco rígido disponível”.
Para Jorge Duque, o crime informático remete para violações da vida privada, para infracções ligadas aos conteúdos (racismo, pornografia) e económicas (burlas, sabotagens), passando mesmo pela violação da propriedade intelectual (direitos de autor).
No final de 2007, a Polícia Judiciária contou com 655 inquéritos participados, que “têm vindo a crescer cada vez mais” destacou o inspector. No entanto, há uma cifra negra muito grande à volta desta situação, porque “há entidades que não aceitam ver o seu nome no processo”, acrescentou Jorge Duque.
Um dos casos expostos durante a palestra foi o de um endereço de um responsável de um departamento do Estado receber centenas de mensagens insultuosas, acerca da sua pessoa e das suas funções. As mensagens tiveram origem num cybercafé. O inspector aponta este caso para mostrar que a mobilidade tende a ser maior, tornando o controlo mais difícil.
Segundo o professor e organizador da palestra, Rui Fernandes, “é importante trazer à UBI profissionais que abordem esta temática”, reforçando ainda que “a criminalidade informática, actualmente, é um dos problemas mais graves da nossa sociedade”.


O tema da crimininalidade na Internet esteve em destaque no evento
O tema da crimininalidade na Internet esteve em destaque no evento


Data de publicação: 2008-06-03 02:00:40
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior