Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu no pólo IV da UBI

Seminário sobre negócios em rede

A “avaliação da eficiência em negócios organizados em rede” esteve em foco no seminário realizado nos dias 16 e 17 de Maio, que teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. Organizada no âmbito do 3º ciclo do curso de Gestão, a iniciativa teve como oradores Victor Giménez e José Luís Martinez Parra, docentes do Departamento da Economia da Empresa, da Universidade Autónoma de Barcelona.

> Verónica Simão

O seminário esteve aberto “em primeiro lugar aos alunos do doutoramento em Gestão da UBI, mas também aos professores e aos investigadores da área em questão”, como referiu Luís Lourenço, docente na UBI. Foram apresentados os principais conceitos teóricos relacionados com os modelos de fronteira, modelos estes “muito úteis para a eficácia de organizações estruturadas em rede”, como por exemplo cadeias de restauração ou hotelaria, bem como escolas e hospitais, entre outras. A grande proposta foi sobretudo “comparar organizações com características semelhantes entre si, analisando o consumo dos inputs usados e os outputs adquiridos”. Assim se obtém um indicador da eficiência global de negócios e por conseguinte a medida para a eficácia se esta não se verificar, no intento de melhorar a sua performance.
Com a duração de seis horas, o seminário contou com uma adesão razoável tanto de docentes como de alunos, proporcionando a estes um conhecimento de diversos conteúdos e conceitos referentes ao assunto em questão, como são exemplo o “conceito de eficiência, produtividade e a sua relação com a rentabilidade”, “problemas com a utilização de ratios”, “uma metodologia de análise global da eficiência: os modelos de fronteira não paramétricos”, “fundamentos conceptuais: o conceito de eficiência de Pareto e “o modelo DEA nas suas formas de ratio e envolvente”, entre outros.


O evento decorreu no pólo IV da UBI
O evento decorreu no pólo IV da UBI


Data de publicação: 2008-06-03 02:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior