Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 435 de 2008-05-27 |
Banda da Covilhã apresenta mascote
No próximo dia 1 de Junho a Banda da Covilhã associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança através da apresentação de dois projectos: a “Orquestra do Lixo” e apresentação da nossa mascote: “O Pautinha”.
> Eduardo AlvesSão actividades inseridas num programa vasto que decorre durante todo o dia 1 de Junho no Jardim Público sob a organização da Junta de Freguesia da Conceição – Covilhã, a que a Banda da Covilhã se associa.
No que diz respeito à “Orquestra do lixo” esta é uma actividade que visa a construção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis. O projecto encontra-se dentro do plano de actividades da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã, sob a orientação do professor Eduardo Cavaco e de uma equipa de colaboradores.
O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentado a auto-estima pessoal. O manuseamento de materiais, a construção de instrumentos e a sua interacção musical constitui um suporte pedagógico importante. Por outro lado, os conteúdos não específicos da música nesta situação contribuem para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças.
Os materiais para a construção dos instrumentos são diversos desde latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos PVC, baldes, vidro, etc…No final da actividade e com os instrumentos construídos formar-se-á a “Orquestra do Lixo”. Esta actividade tem início marcado para as 14 horas.
Já a nova mascote da Banda da Covilhã, “O Pautinha” vai nascer no dia 1 de Junho, mas tem já cerca de “12 anos”, é um jovem alegre e bem disposto que estuda música na Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã. Já experimentou vários instrumentos, como a flauta, o clarinete, o trombone, a tuba, a trompete, mas… por enquanto o que gosta mais são as pautas, por isso todos lhe chamam “o Pautinha”. Tem uma prima que é a “Clavedesol” e três primos gémeos: “o Dó, o Ré e o Mi” que adoram férias com música e um amigo mais velho: o “Fassolá” que também estuda música. Toda a sua história será revelada na apresentação da mascote. Uma história da autoria da escritora Teresa Reis, autora de vários livros infantis. “O Pautinha” é uma criação da empresa Underline…Your Ideas.
Multimédia