Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma sessão que serviu para chamar a atenção de um problema social

Sessão de sensibilização sobre alcoolismo e toxicodependência

No âmbito das iniciativas a realizar pela rede social da Covilhã, a Biblioteca Municipal da Cidade acolheu uma sessão de sensibilização sobre problemas como o alcoolismo e a toxicodependência. Esta acção foi dirigida a toda a comunidade escolar, associações de pais e centros hospitalares da região da Beira.

> Igor Gonçalves

A sessão serviu sobretudo para sensibilizar os responsáveis pelas escolas da Covilhã, associações de pais, assim como as direcções dos centros hospitalares para os problemas provenientes do consumo de álcool e drogas.
Foi Intensamente referido pelos intervenientes desta acção a importância da articulação entre as diversas estruturas hospitalares, numa orientação que vá sobretudo ao encontro das necessidades dos doentes, mas também com intervenção no apoio psicológico das famílias.
Estruturas como as Comissões de Protecção de Menores e os tribunais de comarcas são importantes para a orientação das famílias e crianças em risco. A toxicodependência assumiu igualmente uma relativa importância no debate, pois os convidados da sessão estabeleceram este assunto como principal ponto de ordem dos trabalhos, dizendo que muita coisa pode ainda ser feita para a prevenir e tratar.
Na ocasião foi também apresentado um projecto de âmbito nacional, da responsabilidade do corpo de voluntariado da Cruz Vermelha, que pretende sensibilizar os jovens para os malefícios do consumo de álcool e drogas. Esta campanha intitula-se de «Quem decide o que fazes és tu».
Um factor a assinalar neste evento foi a excelente interacção entre os convidados para a sessão e o público presente. O alcoolismo e droga não são única e exclusivamente problemas de saúde, mas também um enorme problema social.


Uma sessão que serviu para chamar a atenção de um problema social
Uma sessão que serviu para chamar a atenção de um problema social


Data de publicação: 2008-05-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior