Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 433 de 2008-05-13 |
Conservatório avança com Maio Musicall
O Conservatório de Música da Covilhã (Orfeão da Covilhã) lançou um projecto cultural a que designou de “MAIO Musicall”.
> Eduardo AlvesEste evento pretende ser um compromisso para o futuro que tem como objectivo, a médio e longo prazo, promover a realização de diversas actividades culturais, anualmente, durante o mês de Maio, com a participação não só de músicos da região, nomeadamente, professores e alunos que tiveram ligações ao longo dos anos em projectos formativos do Conservatório, mas também músicos, instrumentistas conceituados com dimensão nacional e, noutra fase do projecto com dimensão internacional.
Trata-se, também, de um projecto ambicionado há muito tempo pelo Conservatório, que visa criar uma dinâmica cultural na Covilhã, com uma matriz de espectáculo diferenciada e direccionada para públicos específicos, mas que não deixará de ser apelativa para a generalidade daqueles que gostam de boa música.
Pretende-se que “MAIO Musiccall” venha a ser uma referência cultural e que já no próximo ano de 2011, quando o Conservatório celebrar o seu 50º aniversário ao serviço da cultura da cidade que o acolhe, o projecto agora proposto possa ter a sustentabilidade que se deseja e que, certamente, a Covilhã apoiará.
Em 2008, o Conservatório/Orfeão da Covilhã vai apresentar quatro espectáculos, nos quais participam professores e alunos do Conservatório, um dos quais – dançar com a história – a realizar no dia 16 pelas 21 horas na zona histórica da cidade, com início na Praça do Município e final no adro da Igreja de Santa Maria. Também no dia 16, pelas 22 horas realizar-se-á um concerto instrumental comentado – piano, violoncelo e violino – a ter lugar no Auditório Madalena Azeredo Perdigão / Conservatório.
No dia 24 terá lugar na Igreja de Santa Maria um grande concerto de musica sacra, onde participarão o Coro do Orfeão da Covilhã, o Coro Juvenil do Conservatório, a Orquestra de Cordas das EPABI e, ainda, a soprano Filipa Lã, que interpretarão peças de Mozart, Vivaldi, Bach, Brucker, Arcadelt e, ainda, a Messe Basse de Gabriel Fauré. Este concerto será dedicado aos sócios do Orfeão da Covilhã.
Para finalizar realizar-se-á no dia 29 no Conservatório de Musica da Covilhã o “Concerto Miniatura”; no qual participarão alguns dos seus melhores alunos.
Multimédia