Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 430 de 2008-04-22 |
Tese de doutoramento analisa obra de António Botto
Foi no âmbito de uma tese de doutoramento que Margarida Nabais decidiu estudar a obra de António Botto. As conclusões foram agora apresentadas na UBI.
> Eduardo AlvesMargarida Maria Alves Nabais Mateus é a autora de uma tese de doutoramento apresentada na UBI que analisa a obra literária de António Botto. Estas provas de doutoramento na área das Letras surgem deram origem a uma dissertação intitulada “Configurações semânticas na construção do discurso de António Botto. Do(s) conto(s) à cultura e à(s) pedagogia(s).”
A investigação realizada apresenta um carácter totalmente inédito, em virtude da total inexistência de estudos sobre António Botto. Daí na importância deste estudo nos contextos literários e académicos do nosso País. Para além disso, esta tese contem também uma quantidade considerável de inéditos do escritor que Margarida Mateus transcreveu e editou. Um objectivo que segundo a autora da obra serve assim para “um melhor conhecimento do percurso bio bibliográfico bottiano”.
Tratando-se de um estudo exaustivo da produção literária do Esteta, Margarida Mateus socorreu-se de várias linhas teóricas e metodológicas, analisando a prática linguística num corpus literário.
A candidata foi aprovada por unanimidade, tendo tido como júri Mário Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, António dos Santos Pereira, professor associado da Universidade da Beira Interior, Mário Jorge Torres da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria José Grosso da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Paulo Osório, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Maria Luísa Branco, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria da Graça Sardinha, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.
Multimédia