Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Um cluster na Covilhã

> João Canavilhas

Foi ontem apresentado o projecto industrial aeronáutico da empresa Aleia para a Covilhã. As instalações da empresa, a construir junto ao Aeródromo da Covilhã, terão cerca de 3 mil metros quadrados e da sua linha de montagem sairão já no próximo ano algumas unidades de uma aeronave de dois lugares denominada MCR 4S. Para já a Aleia criará cerca de uma centena de postos de trabalho, mas espera-se que no futuro este número venha a crescer já que a empresa pretende produzir um novo modelo a partir de 2012.

Embora o número de postos de trabalho não seja significativo, a instalação da empresa é muito importante por dois motivos. Em primeiro lugar, porque o investidor deixou bem claro que escolheu a Covilhã devido à existência de recursos humanos qualificados. Não se tratou de uma opção económica relacionada com incentivos autárquicos ou governamentais, mas de uma clara opção técnica fundamentada na presença de uma universidade a quem é reconhecida a capacidade de formação e investigação na área. Em segundo lugar, porque esta fábrica pode bem ser primeiro de muitos investimentos neste sector. Actualmente produzem-se em Portugal alguns componentes plásticos para a Airbus, bem como software para o sector da aeronáutica. O Governo, através da Agência Portuguesa para o Investimento, pode ter aqui um papel importante, criando incentivos para que estas empresas instalem escritórios na Covilhã e procurando no mercado internacional novas empresas do ramo que pretendam instalar-se na cidade.

A Universidade da Beira Interior oferece investigação e recursos humanos que podem ajudar esta indústria em todas as fases do processo, desde a investigação básica (matemática, química e física) ao desenvolvimento do produto (engenharias mecânica, electrónica e informática, designs industrial e têxtil), à promoção e venda (economia, gestão, marketing, comunicação, línguas). Para além dos recursos humanos formados na UBI, a Covilhã dispõe de uma grande capacidade de atracção ao oferecer boa qualidade de vida e segurança, dois factores que a colocam acima do que é oferecido nos grandes centros populacionais. Com boas ligações rodoviárias e ferroviárias aos grandes centros e a Espanha, a Covilhã pode bem ser o local ideal para o nascimento de um novo cluster em Portugal: o da indústria aeronáutica.


Data de publicação: 2008-04-15 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior