Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Estes testes efectuados em diversos estabelecimentos são gratuitos

Farmácias da região promovem rastreio

As farmácias de Castelo Branco irão acolher uma grande acção de rastreios ao risco cardiovascular e osteoporose durante o mês de Abril.

> Eduardo Alves

No âmbito da campanha nacional de rastreios gratuitos à população, promovida em diversas farmácias do País, as farmácias aderentes do distrito de Castelo Branco irão realizar rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e osteoporose, ao longo da segunda quinzena do mês de Abril:
O rastreio é iniciado com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos antecedentes familiares e hábitos relativos a perturbações cardiovasculares, seguindo-se a realização de um electrocardiograma. Este electrocardiograma é realizado por um enfermeiro destacado para a farmácia e os resultados são enviados para um médico, que realizará o relatório do exame.
O questionário, bem como os resultados do electrocardiograma, com o relatório do médico, serão entregues à pessoa rastreada, que é aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente para interpretação dos resultados e diagnóstico final.
O rastreio gratuito ao risco cardiovascular realizado nas farmácias aderentes, com aparelhos de medição específicos, é uma actividade inovadora em Portugal.
Quanto ao rastreio da Osteoporose é também iniciado com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos hábitos do indivíduo, seguindo-se um breve exame de medição de densitometria óssea.
Os resultados retirados deste exame serão anexados ao questionário preenchido e entregues à pessoa rastreada, que será também aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente.
Estes rastreios têm como único objectivo avaliar o Risco Cardiovascular e de Osteoporose por parte do indivíduo, sendo que o diagnóstico final será sempre elaborado pelo médico de família.
A campanha nacional de rastreios gratuitos à população iniciou-se em Outubro de 2006 nas farmácias aderentes e irá prolongar-se durante o ano de 2008.
A iniciativa conta com o apoio da ratiopharm, empresa farmacêutica líder em Portugal (em unidades) no desenvolvimento e comercialização de medicamentos genéricos, que disponibilizará recursos humanos e materiais necessários para a realização da campanha.

> ruialmeida @ esa . ipcb . pt em 2008-04-21 18:11:50
Estas iniciativas são sempre de louvar. nos dias de hoje em que a vida é feita de correrias e de preocupações, todos os cidadãos periodicamente deviam realizar exames complementares de saúde, como por exemplo electrocardiogramas, entre outros. Pois por vezes quando se dá por ela já é tarde. rui Manuel


Estes testes efectuados em diversos estabelecimentos são gratuitos
Estes testes efectuados em diversos estabelecimentos são gratuitos


Data de publicação: 2008-04-15 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior