Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 429 de 2008-04-15 |
Charlemagne Palestine na Guarda
O Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda recebe no próximo dia 18 de Abril uma figura-chave da vanguarda da música.
> Eduardo AlvesNa próxima sexta-feira, dia 18 de Abril, o norte-americano Charlemagne Palestine apresenta-se no Pequeno Auditório do TMG, às 21.30 horas. Judeu nova-iorquino, Palestine é hoje um dos últimos grandes nomes vivos que se notabilizou na vanguarda da composição, performance e artes visuais na segunda metade do século XX. Uma figura-chave da vanguarda da música, que apresenta, em exclusivo no TMG, “A Charleprayer for Guarda” e “Strumming for Yamaha C5”.
Membro do Fluxus e artista visual por mérito próprio, Palestine foi sempre um rebelde por natureza: nunca gostou de afiliações da estirpe cristalizante, e tem sido principalmente nos últimos dez anos que o seu trabalho é olhado com a reverência e importância que verdadeiramente merece, tanto por parte dos exploradores intrépidos de quem pesquisa com propriedade as vanguardas da música, como pelos próprios académicos que durante anos o criticaram.
Palestine é dos grandes experimentadores e concretizadores no que concerne ao drone, ao som contínuo, ao transe (palavra querida ao compositor). De trabalhos em órgãos de igreja, pianos Boesendorfer, sintetizadores ou carrilhões, o "som dourado" a que tantas vezes se refere – o momento espiritual, metafísico, transcendental de contínua revelação do domínio de outros poderes inefáveis – é a razão de ser das suas extremas buscas, tanto do foro estético, como do sensorial, como religioso, como puramente do espírito. Uma figura cimeira das vanguardas da música e do som dos últimos 50 anos.
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