Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 427 de 2008-04-01 |
Jornadas do Património em Abril
A Câmara Municipal de Belmonte promove no próximo mês de Abril, no Auditório Municipal, as segundas Jornadas do Património de Belmonte, desta vez dedicadas aos “Caminhos da fé”.
> Notícias da CovilhãPor esta altura, nos dias 11 e 12, a autarquia irá inaugurar na Igreja de Santiago um Centro de Interpretação onde esta temática será abordada. No espaço, é possível observar um conjunto de símbolos dedicados à peregrinação, o caso de vieiras que remetem para a sua utilização pelos peregrinos rumo a Santiago de Compostela.
Segundo a autarquia, em Belmonte passaria a via romana que ligava Mérida a Braga, a qual teria sido utilizada posteriormente pelos peregrinos a Santiago de Compostela. Por isso, com a presença de vários especialistas, pretende-se debater a temática do culto, caminhos e peregrinação a Santiago de Compostela em Portugal, principalmente nas Beiras, assim como debater estratégias para a identificação, protecção e valorização da referida via, com vista à sua utilização como rota turística.
Assim, na sexta-feira, 11, pelas 10 horas, Fernando Patrício Curado fala sobre a “Viação romana e epigrafia na região de Belmonte”, para meia hora mais tarde o estudioso espanhol Isidro Barriga abordar a temática dos caminhos raianos. Às 11 horas e 30, Lourenço Almada, fala sobre os caminhos para Santiago e a sua evolução histórica, para ao meio dia Ana Mendes abordar os “Caminhos de Santiago em Portugal”. Depois de almoço, às 14horas e 30, Arlindo Cunha fala sobre os “Caminhos de Santiago em Belmonte”. Até às 17 horas, Ricardo Silva, José Domingos e José Maia Marques completam o painel de intervenções sobre os caminhos de Santiago.
Já no sábado, 12, durante a manhã, falam o espanhol Juan Gil, Ana Montalvo e Armandino Cunha para de tarde estarem no debate o espanhol Diego Hidalgo, e os portugueses Lourenço Almada, Paulo Monteiro, Ricardo Silva, Paulo Passos e Rui Serrano, com a parte final do evento a abordar a estratégia de intervenção patrimonial na Igreja de Santiago de Belmonte. O núcleo expositivo de Santiago, neste espaço religioso, será inaugurado pelas 16 horas e 30.
Multimédia