Voltar à Página da edicao n. 427 de 2008-04-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Semana Académica foi antecipada devido ao novo calendário lectivo

Bolonha antecipa festa dos estudantes

O novo calendário lectivo que este ano começou a ser implementado devido ao Processo de Bolonha é a principal razão da Semana Académica passar a ser realizada já no início de Abril. Entre os dias 7 e 12 de Abril, a UBI vai estar em festa.

> Eduardo Alves

Já são conhecidos os eventos que integram mais uma Semana Académica da Universidade da Beira Interior. Este ano, uma das maiores festas dos estudantes terá lugar já no início de Abril. Por tradição, a Semana Académica tinha lugar em meados de Maio, “mas o novo calendário lectivo, com frequências e trabalhos marcadas para o esse período levou-me a antecipar este evento”, justifica Luís Fernandes, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Este ano, a festa decorre entre 7 e 12 de Abril e apresenta algumas novidades. De entre estas mudanças, “uma das mais marcantes passa pelo facto de toda a organização da Semana Académica estar de volta à AAUBI”. Foi feito “um grande esforço, a vários níveis”, para que este facto “se tornasse uma realidade” sublinha o responsável máximo da associação académica. Contudo, a organização desta festa “feita inteiramente por e para os estudantes implica coordenação e sobretudo, alguma contenção”. O cartaz “foi aquele que a academia pediu”. Segundo o presidente da AAUBI foram sondados mais de 300 estudantes e recolhidas a suas opiniões para depois escolher as bandas que compõem o cartaz musical.
Um conjunto de actuações que apresenta novidades logo no primeiro dia. A 7 de Abril, a Praça do Município vai acolher a tradicional Serenata. Um evento que decorre com a “prata da casa”. As três tunas da UBI vão então ser responsáveis pelos cantares tradicionais que desta vez deixam a Capela do Calvário para virem ocupar o pelourinho. Uma mudança que se regista “devido ao facto do centro da cidade estar cada vez mais sem gente e de todos termos de participar na mudança desse cenário”. A noite termina ainda ao som dos Dj’s Titãs e Luis Veiga. No dia 8 de Abril, a festa é dedicada ao “Arraial da Cerveja”e o centro das actividades passa também para a discoteca “Ora Viva”. A animar a note vão estar os Jerónimo e os Cromagnon, Tiago Silva, Declínios e Dj Das Senas. Na quarta, dia 9, Hands On Approach são os “cabeça de cartaz” numa noite onde ainda se podem ouvir Destil’Arte, Vulture e Dj Irmã Lúcia. Para quinta-feira, dia 10, a noite vai ser ocupada com a actuação dos Blind Zero, dos Linda Martini, One Man Hand e ainda Dj Xinobi, The Wanna Be Djs. Sexta, dia 11, o clássico Quim Barreiros vai partilhar o palco com Sequela, Francini – Banda Brasil e Dj Alvim. O último dia é reservado aos Dj’s com as maiores expectativas a serem colocadas em Óscar de Rivera e onde também vão estar Miguel Seixas, Toka’ Avakalhar e Soulmates.Uma festa orçada em 622 mil euros, dos quais, “cerca de 17 mil devem ser suportados pela discoteca Ora Viva”, adianta Luis Fernandes. A promoção da semana Académica vai agora ser feita nas cidades próximas da Covilhã – Viseu, Guarda, Fundão e Castelo Branco –, “com a actuação das nossas tunas em diversos locais associados aos alunos e jovens”, explica o responsável máximo da AAUBI. Os ingressos vão custar entre três e cinco euros por dia, para sócios e não sócios da AAUBI e o ingresso geral vai variar entre os 20 e os 30 euros.

> martacosta84 @ gmail . com em 2008-04-05 00:34:32
O cartaz é, de facto, o melhor dos últimos anos. Parabenizo a AAUBI por isso. No entanto, a transferência da serenata para o Pelourinho só pode ser motivo de reprovação. Existem mais formas de dinamizar o centro da cidade... A serenata deve (ou melhor, devia) ser um momento de silêncio, de apreciação do fado, de capas traçadas e sem barraquinhas, sem finos, sem palmas, sem gritos, sem tudo aquilo que costuma haver. Se no Largo do Calvário já costuma ser o que é, imagine-se no centro da cidade. As noites de serenata são uma tradição académica e a tradição é para se manter. Obviamente que com o tempo pode ser necessário proceder a reformulações, mas nunca à mudança de local. Mudar sim, quando é para melhor. Para pior, não!


A Semana Académica foi antecipada devido ao novo calendário lectivo
A Semana Académica foi antecipada devido ao novo calendário lectivo


Data de publicação: 2008-04-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior