Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 425 de 2008-03-18 |
Maricastaña adapta “1984” de Orwell
A estreia da peça “a partir de 1984 de George Orwell” pelo Grupo de Teatro Maricastaña, da Universidade de Ourense integrou o XII Ciclo de Teatro da Universidade da Beira Interior, tendo subido ao palco no dia 9 de Março.
> Verónica SimãoFoi já depois da peça que os actores se juntaram à assistência para uma conversa informal, com o intento de se colocarem questões e trocas de ideias relativamente à peça.
Mais de uma dezena de actores, que compõe o grupo de teatro Maricastaña, deram vida às personagens principais e figurantes de uma das anti-utopias literárias mais citadas. Como o título sugere, a peça tem por base o romance, “1984”, de George Orwell, pseudónimo de Eric Arthur Blair. Escrita e publicada em 1948, a obra de Orwell remete-nos para o quotidiano de uma sociedade oprimida por um regime totalitário, em que o Estado está acima de tudo, cria e elimina conforme lhe convier. O mundo ficcionado por Orwell é liderado pelo “grande irmão” (Big Brother), que vigia todos através de “tele-telas”, instalando o medo de falar e de agir entre as pessoas.
No final da peça, a maioria das questões colocadas aos Maricastaña tinham como intento perceber como é “trabalhar um texto tão extenso e reconhecido”. O grupo explica que apesar da complexidade e da extensão do romance, trabalharam o texto “dramaturgicamente de forma linear”, extraindo a mensagem principal. Referiram ainda que a peça se encaixa num “teatro de advertência e de reflexão”, tendo em conta que “o texto nos remete para muitos aspectos da sociedade generalizada nos dias de hoje”.
O «Mercado Negro» é um espaço onde se encontram à venda objectos usados em cena, como peças de vestuário, ou objectos doados pelos amigos do Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr'UBI). O «Mercado Negro» esteve aberto ao público desde 1 de Março até dia 14, no Teatro-Cine Covilhã.
Multimédia