Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 425 de 2008-03-18 |
“Inimigos” chega à Covilhã
A peça “Inimigos” fez a sua apresentação em mais uma edição do Festival de Teatro Universitário da Beira Interior.
> Telma AzevedoNo passado dia 7 de Março, sexta-feira, a peça “Inimigos” subiu ao palco do Teatro-Cine da Covilhã. Inspirada num texto de Nigel Williams e com encenação de Pedro Wilson, a peça é produzida pelo Grupo de Teatro Académico de Leiria (GTAL).
“Inimigos” retrata a história de seis adolescentes, numa escola de um bairro degradado, que são deixados sós numa sala de aula, já que nenhum professor se sente capaz de os ensinar. Enquanto esperam que chegue alguém, os alunos decidem dar cada um uma aula. A peça vai girando em torno dessas aulas, até atingir um desfecho de certa forma já esperado.
As personagens da peça têm personalidades bastante distintas. Temos Ferro, o líder, com raiva de tudo e de todos, em torno do qual giram todas as outras personagens. Depois temos Pirilampo, o oposto de Ferro, a personagem que ainda tem alguma esperança na sociedade. Rapina, uma brasileira simpática, destaca-se pelo gosto de partir janelas, estando sempre metida em sarilhos. Anjo é uma personagem assustada e submissa às ordens de Ferro. Clearasil, é uma personagem mais introvertida e melancólica, que só quer passar despercebida. Finalmente, a personagem Meia-Leca, que tenta imitar a maneira de ser de Ferro e que usa uma teoria racista para explicar toda a sua frustração com a sociedade.
“Toda a gente já passou por isto na escola, se não passou viu passar ou sentiu que isto existe”. É assim que Rui Ferreira, o actor que dá vida à personagem Ferro, justifica o tema da peça. “Esta peça está exagerada, mesmo ao máximo, mas acaba por transmitir a ideia” do que se passa, “violência nas escolas, insucesso escolar”, uma certa “indiferença por parte dos professores e dos próprios alunos”, acrescenta. “Foi um grande desafio para todos nós”, refere Andreia Susano, a idealista Pirilampo, “foi complicado no início, mas gostámos do desafio" completa.
O XII Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorre até ao próximo dia 14 de Março no Teatro-Cine da Covilhã, com sessões diárias às 21h45m.
Multimédia