Voltar à Página da edicao n. 424 de 2008-03-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Luis Maia é docente na UBI há seis anos

Investigações destacam docente da UBI

É um dos poucos nomes portugueses a constar do Marquis Who’s Who Publications Board. Luis Maia, docente de Psicologia na UBI e investigador nesta área, tem a sua biografia referenciada nesta publicação que junta diversos nomes de todas as áreas.

> Eduardo Alves

Luis Maia veio para a UBI há seis anos. Este neuropsicólogo licenciado pela Universidade do Minho em Psicologia aceitou o convite da instituição de ensino superior sedeada na Covilhã e desde essa altura que integra o corpo docente da UBI.
Contudo, para além do ensino Maia desenvolve diversas investigações em área ligadas à sua formação base.
Foi precisamente na apresentação de um desses estudos, “um trabalho sobre avaliação e reabilitação em esclerose múltipla que esteve na origem do convite feito pela Marquis Who’s Who Publications Board para integrar o seu livro de biografias para 2008”. Trata-se de uma publicação iniciada em 1898 que destaca as biografias e as áreas de actuação dos indivíduos “que pelo seu trabalho são relevantes numa determinada área”, explica Luis Maia. Tal como em todos os volumes biográficos da Marquis Who’s Who, os indivíduos cujo perfil se apresenta “são seleccionados com base no valor de referência actual e em factores como posições, resultados dignos de nota, visibilidade e proeminência num campo, são todos levados em consideração”, explica o docente.
Para que a biografia seja aceite neste tipo de publicações “temos de ser nomeados”, adianta Maia. O docente da UBI diz que “a nomeação partiu de quatro cientistas de renome na área que estiveram presentes numa conferência internacional onde apresentei as conclusões do meu estudo sobre Esclerose Múltipla, em Outubro de 2006”. Depois de ter sido assinalado por estes, “recebi um convite para incluir a minha biografia profissional no volume de 2008”.
Uma prova de que “o trabalho académico está no bom caminho”. Sobretudo numa altura em que “há uma falta de esclarecimento por parte das pessoas, entre um reconhecimento científico e uma candidatura para se constarem algo, há uma diferença entre quem se candidata a uma distinção e quem é proposto a ela”, sublinha o docente.
Na edição de 2008, onde Luis Maia é mencionado, contam-se 60 mil perfis dos mais proeminentes cientistas de todo o mundo e de todas as áreas, de atletas, autores, inventores, entertainers. Em todas as publicações e todos os volumes, os indivíduos são seleccionados com base nas sugestões de um painel de colaboradores da publicação.


Luis Maia é docente na UBI há seis anos
Luis Maia é docente na UBI há seis anos


Data de publicação: 2008-03-11 00:07:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior