Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 424 de 2008-03-11 |
UBI chega à Walt Disney
Um convite que surgiu através da Escola de Turismo e Hotelaria do Estoril e da Universidade da Florida pode levar alunos da UBI e estagiar numa das maiores empresas de entretenimento do planeta. Os licenciados da universidade covilhanense têm agora a oportunidade de estar seis meses na Walt Disney.
> Eduardo AlvesO Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) está a ultimar um protocolo com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril e com a University of Central Florida que tem como objectivo “levar a UBI a incluir alunos seus dos cursos de Ciências da Comunicação, Marketing e Desporto, nos estágios de seis meses que a Walt Disney”, explica Rogério Palmeiro.
Uma das muitas formas encontradas por esta estrutura “para atingir a próxima meta do gabinete, que passa pela internacionalização”. “Entendemos e julgamos que este é um dos campos em que o gabinete tem estar na linha da frente”, explica este responsável que vai adiantando algumas das medidas que estão a ser tomadas nesse sentido. Com um crescente afluxo de ofertas de estágios e empregos na Europa e também noutros continentes, “a internacionalização das nossas parcerias é o próximo passo para apoiar os estudantes da UBI”.
A oportunidade de estágios na Walt Disney surgiu através de um convite feito à UBI pela instituição sedeada no Estoril. “Uma vez que eles têm um protocolo com a Universidade da Florida e por sua vez, esta instituição norte-americana tem uma parceira com a multinacional”, a UBI foi então convidada a desafiar os seus alunos para um estágio de seis meses nos Estados Unidos da América. Estágios que estão pensados para os alunos dos cursos de Ciências da Comunicação, Marketing e Desporto. Durante esse meio ano, para além do estágio “os participantes podem também integrar projectos e participar em iniciativas da universidade norte-americana que está neste processo”.
Outro dos passos encontrados pelo GESP para uma internacionalização das ofertas passa pela promoção do programa INOV Contacto. Uma iniciativa de internacionalização de estágios que visará mais o enquadramento de estágios fora do espaço europeu. “Vejo o INOV Contacto como uma plataforma para estágios que sejam preferencialmente fora do espaço europeu, porque dentro do espaço europeu temos o programa Leonardo Da Vinci onde também a UBI reforçou a sua candidatura com 50 parceiras em novos países da União Europeia”, garante Rogério Palmeiro.
Este programa tem financiamento através do Quadro de Referência Estratégico Nacional e é gerido por uma estrutura intermédia, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AIECEP). Amanhã, quarta-feira, 12 de Março, “vamos ter os gestores da AIECEP na UBI, no anfiteatro 7.21, pelas 11 horas, onde será apresentado o programa em si, a quem se destina, quais as formas de concorrer e virá também uma antiga aluna da UBI que também já fez o programa INOV Contacto e que dará o seu testemunho, de forma a reforçar a importância do próprio programa”.
Estas iniciativas associadas “às constantes divulgações que fazemos dos estágios da União Europeia visa a abertura do gabinete à internacionalização”, relembra Palmeiro.
Desde o início do ano que “já contamos com mais de uma dezena de sessões de divulgação de estágios. Esta é uma nova filosofia que queremos adoptar. Por um lado, convidar as empresas a virem às unidades científicas e a virem fazer as apresentações directamente para o target ou para o público-alvo e ao mesmo tempo, cada vez mais, estreitarmos laços e celebrarmos protocolos de cooperação entre as entidades”. Uma destas cooperações começou já a dar frutos. Na passada semana “iniciámos os contactos com o grupo Media Capital, no sentido de ter ali estagiários das licenciaturas em Design Multimédia, Cinema e Ciências da Comunicação. Desta forma podemos dizer que os alunos da UBI podem agora estagiar nos três grandes grupos da comunicação, RTP, SIC e TVI”, garante Rogério Palmeiro.
Multimédia