Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 424 de 2008-03-11 |
Junta do Ferro e GNR em acção pedagógica
A Junta de Freguesia do Ferro, em cooperação com o Destacamento da Covilhã da Guarda Nacional Republicana, levam a cabo uma acção de sensibilização e esclarecimento para a população mais idoso. Evitar os roubos é o principal objectivo.
> Eduardo Alves“Ainda que não tem sido preciso remediar, mais vale prevenir”, diz Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro. O autarca vai promover, em cooperação com o Comando do Destacamento da Covilhã da Guarda Nacional Republicana uma sessão de esclarecimento e pedagogia, junto dos seniores da freguesia, para que estes consigam evitar burlões e prevenir o “conto-do-vigário”.
Tendo como público-alvo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, é no entanto aberta a todos aqueles que estejam interessados em adquirir conhecimentos que lhes permitam adquirir defesas, “contra este flagelo social”.
Numa freguesia “onde não há registo de muitos episódios de vigarice”, a autarquia decidiu colaborar e apoiar a GNR, para que esta possa facultar aos idosos, informação que lhes possibilite despistar e lidar com eventuais episódios desse tipo. “Queremos que estejam preparados para uma realidade com que se poderão confrontar”, explica Paulo Tourais, presidente da Junta do Ferro.
Numa freguesia rural, com habitações muito dispersas, esta acção de sensibilização e informação é considerada por ambas as entidades como fundamental para a prevenção destes esquemas ilegais, alguns fortemente orquestrados por verdadeiros profissionais do logro.
A sessão de esclarecimento realiza-se no próximo domingo dia 16 de Março, pelas 15 horas na Casa do Povo do Ferro, e será conduzida pelo Sargento Esteves, coordenador da operação nos concelhos da Covilhã e Belmonte e pelo Cabo Amoroso da “Escola Segura”.
Multimédia