Voltar à Página da edicao n. 424 de 2008-03-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
São vários os eventos promovidos nesta época, no concelho do Fundão

“Passione” da Quadragésima une culturas

Os espectáculos produzidos no âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma, que o município do Fundão promove são de qualidade e diferentes. Mas aquele que decorreu na Igreja Matriz do Fundão, no passado dia 1, não só cumpriu com estes pressupostos como também pode-se dizer que atingiu o sublime.

> Notícias da Covilhã

De facto, tal como é descrito no programa, o espectáculo Passione, mais do que a mostra das tradições vocais da Quaresma de duas culturas europeias, nomeadamente a da Beira Baixa e da Córsega, foi o sentir de uma tradição universal, que soube lidar tanto com os aspectos íntimos do ser humano individual e comunitário como com a leitura religiosa que deste período litúrgico se faz. Com efeito, este espectáculo resulta de um intenso período de duas semanas de residência artística de Patrick Vignoli dos Tempvs Fvgit, da Córsega, e de Fernando Mota, durante a qual orientaram grupos de mulheres da Soalheira, Paul, Telhado Souto da Casa e Lavacolhos, protagonistas desta apresentação publica do “Passione”.
O espectáculo realizado no passado dia 1 de Março foi no seu todo algo de inesquecível. Dos solos de Fernando Mota, à Encomendação das Almas pelo grupo do Souto da Casa, às interpretações dos cantores convidados Mariana Garcês e Filipa Melo, passando pela indolência do cântico dos Martírios a cargo do Grupo do Telhado e da Ana Barros, ou ainda da espiritualidade da Verónica, cantada pela Leonor Narciso, acompanhada de forma soberba pelo grupo da Córsega, tudo isto resultou que durante hora e meia o público que encheu por completo a Igreja Matriz do Fundão, ficou “ refém” do apelo aos sentidos feito pelos protagonistas e encantou-se com os sons e os cânticos que ecoavam neste espaço de acústica privilegiada.
Não foi por isso de estranhar que na apoteose final quando todos cantaram as Alvíssaras, a emoção contida dos espectadores extravase e de pé tivessem aplaudido por largos minutos a prestação dos protagonistas que tinham acabado de fazer história no Ciclo de Tradições da Quaresma nesta Quadragésima de 2008.
Para Patrick Vignoli, um dos elementos grupo Tempvs Fvgit e director artístico do Passione, no fim da sua primeira visita ao Fundão, “deixei a cidade com um sentimento estranho, dividido entre a satisfação de ter dado eco à tradição polifónica da Córsega, num país onde a fé e a espiritualidade são ainda muito profundas, e a desilusão de não ter a oportunidade de partilhar esta cultura, onde a tradição oral é muito vibrante, tal como na Córsega. Agora no plano artístico, descobri um património religioso de grande riqueza vocal e musical preservado por pessoas autênticas e respeitosas da sua cultura ancestral, com numerosas semelhanças entre as nossas duas culturas”.
Este criativo corso adiantava ainda que “ nestas horas de comunhão, nem que fossem elas só o tempo de um sopro, sinto-me bem”.


São vários os eventos promovidos nesta época, no concelho do Fundão
São vários os eventos promovidos nesta época, no concelho do Fundão


Data de publicação: 2008-03-11 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior