Voltar à Página da edicao n. 424 de 2008-03-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu no Pólo IV da UBI

Responsabilidade Social das Empresas

Perspectivar a responsabilidade social como um instrumento eficaz na gestão das empresas foi o objectivo do seminário organizado pelo Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior (UBINEEC), evento que trouxe até à Covilhã responsáveis das firmas DHL e Águas Serra da Estrela.

> Marta Soares

O empenho contínuo das empresas em comportar-se eticamente e contribuir para o desenvolvimento económico é uma preocupação cada vez mais evidente, e até é utilizado como meio de rentabilidade financeira das empresas que apostam nas mais diversas formas de respeitar e ajudar o ambiente, um benefício que devolvem à sociedade.
A integração voluntária das preocupações sociais e ambientais nas operações das empresas e na sua interacção com todas as outras partes interessadas tem um objectivo tripartido que se refere ao desenvolvimento económico, social e ambiental, que abranja na sua totalidade um desempenho mais sustentável para a sociedade em geral.
Segundo Anabela Dinis, presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e moderadora da mesa do presente seminário, um dos objectivos da União Europeia é aumentar o número de empresas que implementem práticas e estratégias de responsabilidade social, que sirvam para aumentar a sua credibilidade e reconhecimento no mercado.
Para Américo Fernandes, responsável da DHL em Portugal, a gestão do futuro baseia-se «na capacidade de compreender e utilizar a força das equipas para conduzir e fazer cooperar pessoas livres e únicas, num mundo cada vez mais complexo e diverso». O modelo de gestão da DHL «é um modelo de excelência, que tem como norma aceitar, assumir e gerir a diversidade», e para tal, «trata cada membro como um ser humano único, com responsabilidades e respeito dentro da empresa». Os clientes, os parceiros de negócios, a sociedade e os accionistas são factores muito importantes para uma empresa ser rentável, e assim ajudar também o meio ambiente tendo em conta a responsabilidade social.
Para que as empresas possam exercer responsabilidade social externa têm que começar por ser responsáveis no interior das próprias empresas. Na DHL aposta-se em «tratar o melhor possível os trabalhadores, pois um trabalhador satisfeito é mais produtivo». Práticas como o trabalho infantil ou forçado, bem como a discriminação, são vivamente reprovadas. Além disso, todos os anos esta empresa Alemã manifesta a sua valorização do trabalho voluntário, disponibilizando dois dias por ano, à escolha do empregado, para que este preste voluntariado, se assim o entender.
João Nuno Pinto, representante das Águas Serra da Estrela, do Grupo Sumol, é responsável pelo plano de marketing Ambiental. “Plante uma árvore”, um programa de reflorestação que esta empresa apresenta e que faz parte do seu plano de responsabilidade social. Este projecto, inicialmente, pretendia reflorestar a nascente desta marca de água, ou seja, reflorestar toda a Serra da Estrela. O objectivo actual é mais ambicioso: reflorestar todas as serras do nosso país.
O propósito da empresa é sensibilizar e despertar consciências para a importância da preservação da natureza, particularmente do recurso florestal, promovendo a plantação de árvores. Ajudar esta marca a plantar uma árvore é muito simples: apenas tem que se enviar, por mensagem ou por e-mail, o número do código de barras que vem no rótulo da garrafa, e o Instituto de Conservação da Natureza planta uma árvore. Para além deste plano, as Águas Serra da Estrela desafiaram as escolas secundárias portuguesas a produzir filmes sobre este slogan. Com esta campanha já foram plantadas 750000 árvores, entre as quais carvalhos, castanheiros, nogueiras e cerejeiras.
Este seminário sobre responsabilidade social das empresas teve lugar no passado dia 28 de Fevereiro, no Pólo Ernesto Cruz da UBI, e foi organizado pelo UBINEEC.

> j . rodrigues20 @ hotmail . com em 2008-03-13 22:05:39
Estas conferências são muito proveitosas... Os mus parabéns a jornalista, pois fez um excelente trabalho... Óptima Noticia.

> UBINEEC @ gmail . com em 2008-03-17 17:43:02
Boa Notícia! Obrigado


O evento decorreu no Pólo IV da UBI
O evento decorreu no Pólo IV da UBI


Data de publicação: 2008-03-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior