Voltar à Página da edicao n. 424 de 2008-03-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As jornadas trouxeram à UBI diversos investigadores

Jornadas “trazem” à UBI diversos investigadores

Decorreu na Universidade da Beira Interior, nos dias 28 e 29 de Fevereiro, as jornadas “Media, Identidades, Minorias”. A organização das mesmas foi da autoria do projecto “Media, Cidadania e Proximidade” que contou com o apoio do Laboratório de Comunicação Online (LabCom).

> Liliana Alexandre

Para debater temas como a questão da Emigração/Imigração, Maiorias/Minorias, Globalização e novos media e Ética e sujeito, estiveram presentes na UBI diversos investigadores de diferentes universidades da Europa.
O primeiro painel, moderado por José Ricardo Carvalheiro, contou com a presença de Manuel Antunes da Cunha do Institut Français de Presse, da Universidade de Paris II, que apresentou o tema “A imagem da emigração portuguesa na RTP internacional: da publicidade à informação”, resultado do seu trabalho de doutoramento. Segundo ele, cada um dos media possui uma personalidade própria que se manifesta numa programação, em diferentes modos de enunciação.
Segundo este docente “há um apego às tradições”, os emigrantes investem em Portugal, há programas de informação feitos pelas comunidades emigrantes, sendo a maioria desses jornalistas de origem portuguesa.
Catarina Valdigem, do Goldsmith College, da Universidade de Londres apresentou o tema “Identidades em diáspora: a comunidade islâmica de Lisboa e o consumo dos media”, fruto da sua tese de mestrado. Para tal, analisou a novela “O Clone”, que passou em Portugal entre 2001 e 2002 a ponto de conhecer que influência teve sobre a comunidade islâmica em Portugal e como é que a mesma a teria encarado.
A investigadora entrou em contacto com a Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL), composta por vários grupos heterogéneos de Africanos e Indianos. De acordo com Catarina Valdigem, a CIL “consome música árabe e indiana mediada pelo acesso a outras indústrias culturais em diáspora”, nomeadamente filmes indianos e árabes. Na agenda dos entrevistados da investigadora constam aspectos políticos, sociais e culturais do mundo árabe e islâmico. A docente constatou ainda que na CIL consome-se “Bollywood” devido à relação que mantém com a Índia.
João Carlos Correia professor na UBI e responsável pelo projecto “Media, Cidadania e Proximidade”, moderou o segundo painel intitulado Maiorias/Minorias. José Ricardo Carvalheiro, docente na UBI, é doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Sociologia. A sua exposição denominou-se “Representação, apropriação e etnicidade: os filhos da imigração”. O docente apresentou as conclusões de um estudo de caso em que analisou os descendentes de migrantes portugueses em França e descendentes de migrantes cabo – verdianos em Portugal. “Dois movimentos com origens idênticas no tempo, classe social homogénea, vindas do mundo rural e com pouco nível de escolaridade”, afirma. Segundo ele, há três aspectos distintos na recepção mediática ligada à identidade social, nomeadamente o padrão de prática e consumos dos media, dinâmica de interacções associadas à apropriação mediática e a circulação de representações e a sua interpretação pelas audiências.
Finalmente, Gil Baptista Ferreira, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, foi licenciado e mestrado pela UBI e tem como áreas de interesse comunicação e identidade e sociologia da comunicação.
Na sua apresentação começou por definir o conceito de Estado como um espaço social massificado. De acordo com o docente os media “desempenham um papel crucial na construção, articulação e manutenção de identidades colectivas”. De acordo com a investigação do docente, existe uma conexão causal entre o funcionamento dos media e a criação de uma identidade europeia. Segundo Schlesinger, autor citado pelo docente, “contrariamente ao pensamento pós-moderno, a elaboração da identidade nacional através do estado nação continua a ser uma grande narrativa apelativa”.


As jornadas trouxeram à UBI diversos investigadores
As jornadas trouxeram à UBI diversos investigadores


Data de publicação: 2008-03-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior