Voltar à Página da edicao n. 422 de 2008-02-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As jornadas decorrem no pólo principal da UBI

UBI discute Identidades e Minorias

Durante os dias 28 e 29 de Fevereiro a UBI vai dedicar-se à discussão de temáticas como os Media, as Identidades e as Minorias. Umas jornadas promovidas pela Unidades de Artes e Letras e têm lugar na Sala dos Conselhos.

> Eduardo Alves

As jornadas Media, Identidades, Minorias decorrem já no próximo dia 28, quinta-feira. Uma iniciativa do projecto “Media, Cidadania e Proximidade”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e organizado pelo Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LABCOM).
Estas jornadas têm início marcado para as 14.30 horas, onde irá decorrer um debate sobre “Emigração/Imigração” que terá como moderador, José Ricardo Carvalheiro, docente da UBI. Nesta primeira mesa participam Manuel Antunes da Cunha, do Institut Français de Presse, Universidade de Paris II, que falará sobre “A imagem da emigração portuguesa na RTP internacional: da publicidade à informação” e Catarina Valdigem, do Goldsmith College, Universidade de Londres, que vem apresentar uma comunicação intitulada: “Identidades em diáspora: a comunidade islâmica de Lisboa e o consumo dos media”. Pelas 16 horas tem lugar a mesa intitulada “Maiorias/Minorias”, com moderação de Eduardo Camilo, docente da UBI e que conta com a intervenção de Gil Baptista Ferreira, da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, que falará sobre “Media, nacionalismo e identidade europeia” e José Ricardo Carvalheiro, da UBI, que falará sobre: “Representação, recepção e etnicidade: os filhos da imigração”.
Para o segundo dia do evento, 29, sexta-feira, o programa de actividades tem início às 10 horas com uma mesa intitulada “Globalização e novos media”, cuja moderação estará a cargo de Ivone Ferreira. Lydia Sanchéz Gomez e Silvia Burset Burillo, da Universidade de Barcelona vêm falar sobre “Adolescentes y fotologs; actores y escenarios para una metalenguaje?” e Maria João Silveirinha, da Universidade de Coimbra, apresentará uma comunicação sobre: “Relações difíceis, ligações necessárias: espaço público, género, justiça e globalização”. Também Sónia Melo, da Nottingham Trent University, vai falar sobre “What about the global South?: New media in Cabo Verde”. Para as 14 horas está prevista a mesa intitulada “Ética e sujeito”, cujo moderador será João Carlos Correia, docente da UBI e que conta com a intervenção de Nick Couldry, da London School of Economics, que apresentará uma comunicação intitulada “Towards a global media ethics” e João Pissarra Esteves, da Universidade Nova de Lisboa, que vai intervir com uma comunicação sobre “Fim do sujeito ou descentramento da autonomia?: Uma encruzilhada de todas as minorias”.


As jornadas decorrem no pólo principal da UBI
As jornadas decorrem no pólo principal da UBI


Data de publicação: 2008-02-26 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior