Voltar à Página da edicao n. 422 de 2008-02-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O seminário vai apresentar as conclusões do projecto

UBI_CES apresenta Observatório Digital

Os resultados finais dos projectos “InSERções – Da Investigação à Acção: inserção sócio-profissional em concelhos da Beira Interior” e “APROXIMAR – Para uma intervenção mais qualificada” vão ser apresentados publicamente no próximo dia 3 de Março, no seminário intitulado “Aproximar e Inserções: Desafios da Intervenção Social”.

> Eduardo Alves

O evento, marcado para o anfiteatro 7.20, no Pólo IV (Pólo do Ernesto Cruz) da Universidade da Beira Interior, contará com a presença de Carlos Nunes, do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), financiador daqueles projectos promovidos pelo UBI_CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior).
Este seminário, aberto ao público e especialmente dirigido às entidades que intervêm ao nível da exclusão social nos concelhos-alvo dos projectos – Covilhã, Castelo Branco, Guarda e Seia – e que estiveram envolvidas nas diferentes actividades levadas a cabo durante o período de desenvolvimento dos mesmos, servirá, igualmente, para apresentar o “InSERções: Observatório de Desenvolvimento Social”, disponível brevemente on-line e o qual permitirá o acesso a um conjunto de informação estratégica sobre os territórios que foram alvo dos estudos.
O programa está dividido em duas partes, sendo que a parte da manhã é dedicada ao projecto “APROXIMAR”. Assim, sob o título “APROXIMAR: do projecto aos resultados”, às 10.30 horas tem lugar a comunicação “Boas Práticas e capacitação organizacional enquanto processos de aprendizagem social”, por Maria João Simões, uma das coordenadoras dos projectos em análise. Em seguida, cabe a Amélia Augusto, a outra coordenadora dos projectos, falar sobre “Das políticas às pessoas: o acompanhamento de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção”. Pelas 11.30 horas haverá lugar para o debate, dando, assim, por concluída a parte da manhã.
“InSERções: do conhecimento à disseminação” é o mote da parte da tarde, cujo início está agendado para as 14.15 horas com a intervenção “Desafios para os diagnósticos sociais: aprofundamento e reconfiguração”, por Amélia Augusto. Às 15:00H tomam a palavra os investigadores do projecto “InSERções” Dina Cruz e Jan Wolf para apresentarem publicamente o “InSERções: Observatório de Desenvolvimento Social”. Após um período de debate, terá lugar a comunicação “Os (novos) desafios da intervenção social” por Carlos Nunes, do POEFDS. A sessão de encerramento do seminário está marcada para as 16.30 horas.


O seminário vai apresentar as conclusões do projecto
O seminário vai apresentar as conclusões do projecto


Data de publicação: 2008-02-26 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior