Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 422 de 2008-02-26 |
“Canarinhos” formados em Proença
A época de incêndios ainda lá vem longe, mas no distrito já se trabalha neste âmbito. Terminou na passada semana, na pista das Moitas, em Proença-a-Nova, um curso de formação de bombeiros que irão ingressar na Força Especial de Bombeiros, mais conhecida como “canarinhos”.
> Notícias da CovilhãAo todo foram cerca de 100 homens que durante um mês marcaram presença no distrito, um grupo composto por homens de Castelo Branco, Setúbal, Proença, Évora, Beja, Santarém e Guarda. Estes irão integrar a segunda companhia desta força de combate a incêndios, que se estreou no País no ano passado. Estes 100 homens irão actuar nos distritos de Évora, Beja e Setúbal, mas estarão sempre disponíveis para outras missões que podem até levá-los ao estrangeiro.
Em Proença treinaram várias técnicas de combate a incêndios florestais, com helicóptero e veículos, mas receberam também uma formação específica em helicordagem, uma técnica que consiste em descer de um helicóptero por meio de cordas, semelhante ao rappel, e que pode ser usada em caso de incêndio. Porém, nos fogos portugueses é pouco comum usar-se, embora esta técnica possa servir para outros sinistros, como por exemplo salvamentos em casos de inundação.
Foram ainda ministrados conhecimentos sobre liderança e gestão de conflitos, coordenação de meios, embarque e desembarque da aeronave, montagem e desmontagem de balde, colocação e manutenção de ferramentas, entre outras acções.
A formação foi ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros, em parceria com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Na pista das Moitas, também na passada semana, centenas de paraquedistas nacionais e internacionais marcaram presença na reabertura do Centro de Paraquedismo de Proença-a-Nova. Efectuaram várias manobras dispondo para o efeito de três aviões.
Multimédia