Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 418 de 2008-01-29 |
Investigadores da UBI distinguidos na Coreia
Um trabalho realizado no âmbito de uma tese de doutoramento por um aluno da UBI foi considerado como a melhor apresentação científica na International Conference on Networking 2008, que este ano decorreu na Coreia.
> Eduardo AlvesOs investigadores do Departamento de Informática da UBI Nuno Garcia, Mário Freire e Paulo Monteiro da Universidade de Aveiro ganharam o prémio de melhor comunicação da ICOIN 2008 (International Conference on Networking 2008) que decorreu em Busan, na Coreia, entre os dias 23 e 25 Janeiro deste ano, com o tema The Ethernet frame payload size and its effect on IPv4 and IPv6 traffic”.
Segundo Nuno Garcia, bolseiro de doutoramento da Nokia Siemens Networks, em Lisboa, “este é um trabalho de investigação que gira em torno da limitação de tamanho das tramas Ethernet no tráfego IPv4 e IPv6”. Linguagem técnica que diz respeito “à tecnologia Ethernet, a qual está praticamente presente em todas as ligações locais.
Estas ‘tramas’ apresentam ao utilizador “um tamanho mais pequeno no que respeita à troca de informações ou pacotes de informações, entre máquinas; do que o seu verdadeiro potencial”. Daí que “o tráfego seja logo reduzido, sem que o utilizador execute qualquer tipo de comando nesse sentido”, acrescenta ainda o investigador. Nuno Garcia, que esteve na Coreia para a apresentação do trabalho, adianta ainda que “quando ligamos a nossa máquina à Internet os nossos dados viajam em pacotes IP, contudo, o seu “tamanho” ou “peso” é logo reduzido, perante as nossas redes Ethernet uma vez que estas impõem 'tramas' pequenas".
O grande contratempo deste facto “é quando estes pacotes entram em auto-estradas da Internet continuam a viajar da mesma forma já que estão limitados desde a sua origem”. O estudo agora apresenta pretende mostrar que “se não houvesse limitação, o número de pacotes transmitidos seria, talvez, metade dos actuais”. Um facto que iria contribuir para uma maior rapidez e qualidade na rede de Internet.
O trabalho foi apresentado no ICOIN 2008 onde participaram “90 apresentações de todo o mundo”. Nuno Garcia sabia “do peso muito significativo deste trabalho”, mas ficou bastante surpreendido “ao chegar à Coreia e ser informado que tinha o melhor paper”. Nuno Garcia é aluno de doutoramento na UBI e está actualmente a trabalhar na sua tese nas instalações da Nokia Siemens, em Lisboa. Local que “faz parte de uma grande rede europeia que visa a medição do tráfego na Internet”. A tese intitulada “Algoritmos e arquitecturas para redes ópticas de comutação de agregados de pacotes IPv4 e IPv6” será defendida, dentro de alguns meses, na UBI, por Nuno Garcia.
> przemek . lenkiewicz @ gmail . com em 2008-01-31 18:54:19
Way to go, Nuno! :-) Parabens!
Multimédia