Voltar à Página da edicao n. 417 de 2008-01-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Jorge Lacão apresentou o novos mecanismos do QREN, na UBI

UBI recebe dia do empreendedorismo

A Associação Industrial Portuguesa e o Núcleo Empresarial da região da Guarda (NERGA) organizaram um dia dedicado à Igualdade de Género. Uma oportunidade aproveitada para falar sobre as potencialidade do QREN no que respeita à empregabilidade e empreendedorismo.

> Eduardo Alves

Jorge Lacão, secretário de Estado da presidência do conselho de ministros, foi a figura de maior destaque na sessão promovida pela AIP e pelo NERGA, no passado dia 18, na UBI. Um evento que teve como principal objectivo mostrar as potencialidades do novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o empreendedorismo feminino.
O responsável governamental começou por explicar que este novo quadro de apoio europeu “vai funcionar de uma forma bastante diferente”. Os dinheiros da comunidade devem servir, sobretudo, para apoiar projectos “que estejam referenciados nos programas operacionais regionais”. As novas políticas do QREN apontam para uma actuação em três grandes áreas, que passam “pela inovação, pela qualificação dos quadros técnicos e pelo empreendedorismo”.
E foi precisamente sobre este último aspecto que Jorge Lacão mais centrou o seu discurso. Nesta conferência inserida no plano de apresentação da temática da Igualdade de Género no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em especial no Programa Operacional Factores de Competitividade e no Programa Operacional do Potencial Humano, o secretário de Estado adiantou que “existem fundos específicos do próximo QREN destinados ao empreendedorismo que tenha por base projectos liderados por mulheres”. Medidas pensadas “para combater a discriminação e fomentar a igualdade de géneros”.
O responsável governamental lembrou, no anfiteatro das Sessões Solenes que “ainda hoje, as mulheres, sobretudo as jovens, têm as mesmas qualificações que o homens e desempenham as mesmas funções, mas ganham menos”. Daí que, neste novo QREN estejam abertas linhas de crédito específicas para o empreendedorismo feminino. “Uma forma de tentar equilibrar as coisas”, confessa Lacão. Para além deste tipo de linhas de crédito, o secretário de Estado adiantou também que os projectos de empreendedorismo promovido por mulheres “podem vir a beneficiar de reduções fiscais”. Esta é, na óptica do representante governamental, “uma oportunidade para a inovação social e para um crescimento no nível de qualificação da sociedade portuguesa”.
Um evento marcado por várias sessões, onde para além da apresentação do secretário de Estado houve tempo para ouvir João Vasco Ribeiro, representante do gestor do Programa Operacional da Região Centro e Carlos Castro, coordenador deste mesmo programa. Durante o evento decorreram ainda sessões temáticas sobre o referencial para a elaboração de planos de igualdade, sobre o empreendedorismo no feminino, e a apresentação de alguns casos de sucesso.


Jorge Lacão apresentou o novos mecanismos do QREN, na UBI
Jorge Lacão apresentou o novos mecanismos do QREN, na UBI


Data de publicação: 2008-01-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior